O Papa Francisco deu um conselho para as pessoas que passam por momentos difíceis na vida e querem ser constantes na fé. Recordou que a fé não é um sentimento e a Palavra de Deus a alimenta.

Na entrevista que concedeu ao jornal paroquial La Cárcova News de Buenos Aires, o Papa recordou que na vida sempre “há altos e baixos. Em alguns momentos somos conscientes da presença de Deus, outras vezes nos esquecemos disso. A Bíblia diz: a vida do homem, da pessoa sobre a terra é uma milícia. Ou seja, que têm que estar em paz e lutando. Preparado para não desfalecer, não baixar a guarda, e por outro lado gozando de todas as coisas belas que Deus te dá na vida. É preciso estar alerta. Não ser derrotista, não ser pessimista”.

“Como ser constante na fé? Se você não se nega a senti-la, vai senti-la muito próxima, vai encontra-la em seu coração. Outro dia pode ser que não sinta nada. E, entretanto a fé está aí, né?”, explicou.

O Papa recordou que “é necessário acostumar-se a que a fé não é um sentimento. Às vezes o Senhor nos dá a graça de senti-la, mas a fé é algo mais. A fé é minha relação com Jesus Cristo, eu acredito que Ele me salvou. Esse é o ponto justo da fé. Pensa nos momentos de sua vida nos quais você estava mal, andava perdido, não conseguia ver e olha como Cristo te salvou”.

“Abraça-te a isso, essa é a raiz de sua fé. Quando você esquecer, não sentir nada, abraça-te a isso, porque essa é a base da sua fé. E sempre com o Evangelho na mão. Leva um Evangelho pequeno no bolso. Tenha em sua casa”.

“Esta é a Palavra de Deus. Aí se alimenta a fé. Depois de tudo, a fé é um presente, não é uma atitude psicológica. E se te dão um presente, tem que recebê-lo né? Receba, então, o presente do Evangelho e leia. Leia e escute a Palavra de Deus”, concluiu.