Os bispos colombianos –que se encontram em visita ad limina– expressaram seu otimismo pelas possibilidades de negociação do Governo com o Exército de Libertação Nacional (ELN) e afirmaram que “a paz é possível”.

“É muito importante que tanto o governo colombiano como o ELN tenham aceito a mediação do México e declarado sua disposição a negociar”, afirmou o Bispo de Magangué, Dom Leonardo Gómez, e acrescentou que “nós somos otimistas e cremos que a paz é possível: vai se abrindo caminho e temos a segurança de que a paz chegará, e em breve”.

O Prelado explicou que a negociação está por começar com a ajuda do México, segundo aceitaram ambas partes; e acrescentou que com o ELN há mais possiblidades de chegar a um acordo com as Forças Armadas Revolucionárias (FARC).

“O ELN é mais racional, com geste muito mais capacitada, mais comprometida ao longo da história com a própria Igreja”, comentou o Bispo e acrescentou que  “da nossa parte tem havido muito respeito e esperamos agora com as portas abertas do governo, possa começar a negociação”.

Por outro lado, o Bispo de Tibú, Dom Camilo Castrillón, denunciou o assassinato de 34 pessoas perpetrado por supostos rebeldes das FARC na zona cocaleira do Catatumbo e explicou que as vítimas vivam em condições  rústicas em uma fazenda nessa região na qual há uma elevada pobreza e escassa presença estatal.

Alguns habitantes da região declararam que os guerrilheiros, supostamente integrantes da frente  33 das FARC, amarraram as vítimas com cordas e então disparam com armas automáticas, após acusá-los de colaborar com os paramilitares.