Milhões de espanhóis mostraram seu gozo pela eleição do Cardeal Joseph Ratzinger como o 265° Pontífice da Igreja Católica. Muitos membros do episcopado ficaram a seu serviço e transladaram sua completa e afetuosa adesão filial ao sucessor de São Pedro.

A Conferência Episcopal Espanhola (CEE) remeteu ao Papa uma carta em que lhe felicita por sua eleição, oferecendo seu serviço, em nome de todos os bispos espanhóis, e lhe expressa sua “completa e afetuosa adesão filial”.

Na carta assinada pelo presidente da CEE, Dom. Ricardo Blázquez e seu secretário geral, P. Juan Antonio Martínez Camino, os bispos afirmaram renovar sua “disposição mais sincera para trabalhar com o novo Papa no anúncio do evangelho”.

Em outro momento, o porta-voz episcopal disse à cadeia MONOPOLIZE que “quando se forem conhecendo mais os escritos e a pessoa do Raztinger, um homem humilde, cordial, clarividente, irá-se apreciando e se irá vendo como este Papa vai romper clichês e vai dar agradáveis e positivas surpresas”.

Por sua parte o núncio apostólico na Espanha, Dom Manuel Monteiro de Castro, disse que "é um mistério" se o novo Santo Padre continuará a linha de seu antecessor, João Paulo II. Entretanto, em sua opinião, Bento XVI continuará nessa linha porque a Igreja trata que a doutrina se transmita "com fidelidade e sem mudanças". Dom Monteiro destacou o fato de que o conclave tenha durado "tão pouco tempo" e considerou que isto demonstra que há um "certo consenso" na Igreja.

Os bispos catalães expressaram sua comunhão com o eleito Pontífice e pediram aos paroquianos de sua diocese que rezem para que "o Senhor fortaleça a Sua Santidade o Papa Bento XVI e lhe faça humilde servente dos serventes de Deus, a imagem de Jesus Cristo, que não veio a ser servido, mas para servir e dar sua vida por outros".

O Bispo do Teruel e Albarracín, Dom José Manuel Lorca, afirmou que foi um “grande acerto” a eleição do novo Papa. “O olhar da Igreja é uma, pôr em prática o Evangelho”, e Bento XVI “será continuador da tradição da Igreja”, assinalou o Prelado turolense.

O Bispo da Tarazona, Dom Demetrio Fernández, afirmou que após conhecer a eleição do Papa Bento XVI, “a Igreja deve estar de parabéns” e destacou o “estilo humilde e valente” de uma vez que “valente e firme” do Bento XVI. Em opinião do Prelado turiasonense, a Papa “anunciará a verdade do Evangelho em um mundo em muitas ocasiões desorientado”.

 

Vai ser um grande Papa

O Bispo de Osma-Soria, Dom Vicente Jiménez Zamora, destacou o prestígio do Bento XVI a rapidez e a unanimidade da eleição. trata-se de “uma grande noticia e imenso gozo por tratar-se de um homem de fé apaixonado pela Igreja”. Igualmente, considerou que o fato de ter sido uma eleição rápida e unânime faz pensar que “contará com uma grande aceitação”. “vai ser um grande Papa”, adiantou.

O Arcebispo do Santiago de Compostela, Dom Julián Bairro, estendeu seu "felicitação cordial e afetuosa" ao novo Papa. Conforme disse, o Pontífice "vem em nome do Senhor" para "conduzir e guiar à Igreja" ante as novas provocações e que o fará "desde a fidelidade à tradição", mas "aberto à inovação".

O Prelado compostelano considerou que Bento XVI desempenhará sua função como Pontífice "da fidelidade ao Jesus Cristo" e com "uma leitura da fé". Afirmou que a novo Papa é "uma pessoa muito próxima e muito humilde" como mostrou, a seu julgamento, em suas primeiras palavras ao dizer que é "um humilde trabalhador da vinha do Senhor".

De outro lado, o Arcebispo de Pamplona e Bispo de Tudela, Dom Fernando Sebastián, acolheu com muita satisfação a eleição do Cardeal Ratzinger como novo Papa. “Admiro-o como um grande intelectual, um grande pensador, um grande teólogo, um perito conhecedor da cultura contemporânea”, disse.

O Arcebispo de Valência, Dom Agustín García-Gasco, assinalou que “estamos diante de um homem bom, sábio e um grande servidor da Igreja, com uma grande preocupação pelo que supõe evangelizar hoje no mundo”.

A nomeação do Cardeal Ratzinger “não me surpreendeu porque responde ao perfil de Papa que necessita a Igreja nestes momentos, muito claro e muito preciso diante dos desafios que tem a sociedade”. Igualmente, precisou que noa novo Papa “há uma grande paixão pelo Evangelho e a inquietação de ser testemunha fiel e um grande servidor da verdade”.

Finalmente, o Prelado do Opus Dei, Dom Javier Echeverría, assegurou que a eleição do Cardeal Joseph Ratzinger como novo Papa supõe "um momento imensa alegria" e transladou ao Bento XVI a “plena” adesão da Prelatura a sua “pessoa” e a seus “ensinamentos”.