Após viver oito meses sequestrado no Afeganistão, o jesuíta indiano Pe. Alexis Premkumar Antonysamy chegou neste fim de semana a Nova Deli (Índia) onde trabalhava para uma organização não-governamental.
 
O primeiro-ministro da Índia, Narendra Modi, assegurou no Twitter que falou com o sacerdote e com a sua família, em uma mensagem na qual se mostrou "emocionado" pela volta do presbítero.
 
O sacerdote foi capturado no dia 2 de junho de 2014 na província de Herat, no oeste do Afeganistão, quando desenvolvia trabalhos educativos para o Serviço Jesuíta para os Refugiados.
 
O governo da Índia trabalhou por sua libertação, afirmou o porta-voz do Ministério das Relações Exteriores, Syed Akbaruddin, em uma nota na qual não foram dados detalhes sobre a libertação.
 
O porta-voz expressou o agradecimento "a todos aqueles que trabalharam incansavelmente durante os últimos oito meses para ajudar nesta tarefa humanitária de assegurar a liberdade” do sacerdote.
 
O Pe. Alexis Premkumar Antonysamy, de 47 anos de idade, estava cerca de 3 anos no Afeganistão, dirigia um centro educativo beneficente e foi sequestrado por um grupo armado quando visitava uma escola acompanhado de um professor, segundo a agência indiana IANS.
 
Em agosto do ano passado, três engenheiros indianos sequestrados pelos talibãs foram libertados na província de Logar, no leste do Afeganistão, depois de uma operação militar.
 
Afeganistão atravessa uma etapa de ressurgimento da violência depois da retirada, no final de 2014 da missão ISAF da OTAN, substituída pela operação Apoio Decidido, que mantém entre 3.000 e 4.000 soldados aliados em tarefas de formação do Exército afegão junto a 10.800 militares dos Estados Unidos em missão "antiterrorista".