Depois da eleição de Bento XVI, presidentes da América Latina e de outras partes do mundo enviaram mensagens de felicitação e expressaram seus desejos para que o novo Papa tenha um Pontificado frutífero.

O Presidente do Chile, Ricardo Lagos, expressou durante uma visita ao Brasil que a eleição de Bento XVI é uma designação que reflete a unidade da Igreja Católica. Acrescentou que os chilenos "têm acompanhado com emoção e interesse a designação do novo Pontífice".

Do México, o Presidente Vicente Fox se uniu às demonstrações de afeto e transmitiu "a mais carinhosa saudação do povo mexicano e lhe desejar o melhor pela enorme tarefa que tem adiante". Indicou que desde já estende ao novo Papa um convite "aberto e permanente" para que visite o México.

Por sua vez, desde a América Central, o presidente salvadorenho, Tony Saca, expressou sua confiança em que o Pontífice "continuará com o destacado trabalho pastoral" de João Paulo II.

Através de um comunicado, o Chanceler da Nicarágua, Norman Caldera, manifestou seu desejo de que o trabalho de Bento XVI à frente da Igreja Católica seja frutífero. Do mesmo modo, Abel Pacheco, Presidente da Costa Rica, expressou seu "júbilo" pela eleição do novo Papa.

Quem também se uniu às amostras de afeto foi o Presidente da Honduras, Ricardo Maduro. "O mundo volta a respirar com alegria porque o Espírito Santo nos deu ao sucessor de Pedro. Contamos com um novo pastor para seguir seus passos, um pai que será nosso guia", assinalou.

De outras partes do mundo

Por sua vez, da sede das Nações Unidas, o Secretário Geral, Kofi Annan, destacou que o recém nomeado Papa possui um grande caudal de experiência que lhe ajudará em sua nova missão. Recordou o "forte compromisso pela paz, justiça social, dignidade humana e liberdade religiosa" que compartilham a Santa Sé e a ONU.

Do mesmo modo, como "um homem de grande sabedoria e conhecimento", qualificou o Presidente dos Estados Unidos, George W. Bush a Bento XVI. Depois de recordar a homilia que deu no enterro de João Paulo II, afirmou que o Pontífice é "um homem que serve a Deus".

O Presidente da Comissão Européia, o português José Manuel Durao Barroso, manifestou sua confiança em que Bento XVI "prosseguirá com determinação e com força a obra de seu ilustre predecessor João Paulo II em favor da compreensão entre os povos e a paz no mundo".

Da Itália, o Primeiro-ministro Silvio Berlusconi, assinalou: "Certamente expresso os sentimentos de todos os italianos, e estou particularmente encantado, quando apresento a Sua Santidade a homenagem cálida e respeitosa do governo italiano".

Um telegrama, enviado da Espanha, transmite a "mais sincera e afetuosa felicitação" dos reis Juan Carlos e Sofía, assim como do Governo espanhol. Depois de afirmar que hoje é "uma data de gozo para a Igreja", o texto informa que os monarcas estarão presentes na Missa de instalação de Joseph Ratzinger como novo Pontífice.