No próximo dia 6 de março acontece a abertura da exposição “Vida em Movimento”, que reúne as fotografias finalistas do concurso realizado pelo Centro de Estudos Culturais (CECBrasil). Seguindo a frase “O essencial é invisível aos olhos, mas não para o coração”, de Antoine de Saint-Exupéry, mais de 100 fotógrafos, procedentes de 28 cidades e 7 estados do Brasil, participaram do II Concurso Fotográfico “Vida em Movimento”, que teve apoio de numerosas instituições públicas e privadas. Além da abertura da exposição, que terá caráter itinerante, será feita a premiação e entrega de certificados aos finalistas do Concurso Fotográfico.

 “Esperamos que o evento seja uma autêntica festa cultural, não só para os que têm alguma fotografia participando na exposição, seus familiares e amigos, mas também para todos aqueles que, ajudados pela lente dos nossos fotógrafos, queiram olhar para o essencial, invisível aos olhos, mas não para o coração”, disse Martín Ugarteche Fernández, diretor do CEC Brasil.

Martin refletiu sobre a importância da valorização do ser humano e recordou as palavras do Papa Francisco sobre a cultura do descartável, em que as relações se tornam efêmeras e as próprias pessoas são tratadas como coisas, que podem ser descartadas, jogadas fora.

“Nesse contexto, Vida em Movimento busca educar o nosso olhar, para não deixar passar o essencial, o invisível, a começar pelo invisível no homem, a sua dignidade de pessoa, única e irrepetível. Em sua mensagem pela Quaresma, o Santo Padre convocou todos a lutar contra a globalização da indiferença. Acreditamos que essa luta começa por mudar a maneira como olhamos para o mundo, especialmente para os nossos próximos” concluiu, o diretor do CECBrasil.

O evento terá início às 19h, na Sala VainDijk, do Centro de Cultura Raul de Leoni, na Praça Visconde de Mauá, 305, no Centro de Petrópolis (RJ). A exposição será gratuita e poderá ser visitada de 7 a 31 de março (Terça a sábado, de 13h às 18h), na sala Van Dijk do Centro de Cultura Raul de Leoni. A lista com as 21 finalistas foi divulgada recentemente, no dia 20 de fevereiro, no site de Vida em Movimento (http://vidaemmovimento.org/sai-a-lista-com-as-21-finalistas-do-ii-concurso-vida-em-movimento/). As instituições interessadas em receber a exposição podem entrar em contato pelo e-mail vidaemmovimento@cecbrasil.org.br .