América Latina celebra com júbilo a eleição do novo Papa Papa Bento XVI. Desde o México até o Chile se vive com emoção os primeiros momentos do novo Pontífice escolhido no segundo dia do Conclave.

“Imaginava que era um homem de um caráter tremendo, não é assim, é pelo contrário muito humilde e singelo. É um homem bom, tem um lado humano muito belo que iremos descobrindo aospoucos”, assegurou o Bispo Auxiliar de Guadalajara, México, Dom José Trindade González Rodríguez, quem compartilhou sua residência com o Pontífice durante uma visita em 1996, quando era ainda Prefeito para a Congregação da Doutrina da Fé.

Por sua parte, Dom Agustín Rivero, encarregado da basílica de Guadalupe –de onde já se retiraram os laços pretos em sinal de duelo pelo João Paulo II– assinalou que “em cada missa se orará e se darão graças pelo novo Vigário de Deus”.

Na Venezuela, o Arcebispo de Mérida e presidente do Episcopado, Dom Baltazar  Cardozo, assinalou que Bento XVI  é um “homem muito singelo com uma enorme experiência do que são os problemas da Igreja”.

Em Lima, aonde também soaram os sinos ao conhecer notícia da eleição do Pontífice, o Bispo de Tacna e Moquegua e também presidente da Conferência Episcopal Peruana, Dom Hugo Garaycoa Hawkins, indicou que o Santo Padre terá um estilo diferente ao do João Paulo II. “Acredito que sempre cada um marca uma maneira diferente de levar a Igreja Católica, cada Papa tem um estilo, não podemos pô-lo tudo estereotipado”, declarou.

Por sua parte, o porta-voz da Conferência Episcopal Argentina, Padre Jorge Oesterheld, indicou que “a eleição é muito positiva, sempre um novo Papa é uma nova possibilidade e um novo tempo. Certamente vai surpreender a muitos porque é um homem com uma enorme capacidade e um enorme conhecimento da cúria romana”.

No Montevideu, o Presidente da Conferência Episcopal Uruguaia, Dom Pablo Galimberti, afirmou que a Igreja Católica contempla “com serena confiança” a eleição. Destacou o caráter de lutador pelos valores humanos do novo Papa e sua “visão democrática e pluralista”.

Os sinos do centro histórico de Quito também se uniram aos festejos logo depois de conhecer a eleição do Bento XVI. ”A nomeação do novo Papa é a resposta mais adequada nos momentos atuais às necessidades da Igreja”, declarou o Bispo de Machala e presidente da Conferência Episcopal Equatoriana, Dom Néstor Herrera Heredia.

”Acredito que vai ser uma bênção para a Igreja boliviana e para a Igreja universal, no sentido que Bento XVI será o pastor do povo de Deus que Jesus Cristo suscitou para sua Igreja e para o mundo atual que tanto ama”, disse o Bispo da cidade do Alto e secretário da Conferência Episcopal Boliviana, Jesus Juárez.

“O novo Papa, que tem um profundo conhecimento da América Latina e da língua castelhana, nos vai ajudar a que siga sendo o continente da esperança”, disse o Bispo de Rancagua e presidente da Conferência Episcopal Chilena, Dom. Alejandro Goic Karmelic.

O Núncio Apostólico do Chile, Dom Aldo Cavalli, mostrou-se muito contente com a eleição do Bento XVI e anotou que o Cardeal Ratzinger “é um Papa muito capaz e preparado que Deus nos deu de presente”. Assegurou que se trata de um “Papa muito profundo, capaz e preparado para a grande missão” de ser o servo de Deus no mundo”.