Na homilia da missa matutina na Casa Santa Marta neste segundo dia de Quaresma, o Papa Francisco animou os fiéis a escolherem entre Deus e os outros deuses que são todas aquelas circunstâncias que nos afastam Dele e acrescentou que todos os cristãos deveriam fazer este discernimento.

O Santo Padre insistiu em que cada pessoa se pergunte qual é “a velocidade da minha vida”, se “reflito sobre as coisas que faço”. Também pediu que tenhamos a coragem necessária para escolher o Senhor em todas as ocasiões”. Francisco recomendou também o “conselho tão bonito” do salmo 1: 'Feliz o homem que confia no Senhor'”.

“Quando o Senhor nos dá este conselho ‘Pára decide, decide’, Ele não nos deixa sozinhos. Está conosco e quer nos ajudar. Temos somente que confiar, ter confiança Nele. ‘Feliz o homem que confia no Senhor’”.

“Um caminho errado é o de procurar sempre o próprio sucesso, os próprios bens, sem pensar no Senhor e sem pensar na família. Estas duas questões: como é a minha relação com Deus, e como é a minha relação com a família. Uma pessoa pode ganhar tudo, mas no final, se tornar um fracassado. Fracassar. Aquela vida é uma falência. ‘Fizeram-lhe um monumento, pintaram um quadro para ele...’. Mas fracassou, não soube escolher direito entre a vida e a morte”.

A isto, o Papa acrescentou que “hoje, quando nós paramos para pensar nestas coisas e tomar decisões, escolher, sabemos que o Senhor está conosco, ao nosso lado para nos ajudar. Nunca nos deixa ir sozinhos, jamais. Está sempre conosco, inclusive no momento das decisões”.

Como comentário da primeira leitura do dia, em que Deus pede que Moisés lhe obedeça e siga o caminho correto, o Pontífice indicou que a escolha de Moisés é a que todo cristão deve fazer todos os dias. Uma escolha difícil. “É mais fácil viver deixando-se levar pela inércia da vida, pelas situações, pelos costumes”.

“Escolher entre Deus e os outros deuses, que não têm o poder de nos dar nada, somente pequenas coisas que passam. E não é fácil escolher, nós temos sempre este hábito de ir onde as pessoas vão, como todos fazem. Como todos. Todos e ninguém. E hoje a Igreja nos diz: ‘Mas, pare! Pare e escolha. É um bom conselho. E hoje nos fará bem parar e, durante o dia, pensar um pouco: como é o meu estilo de vida? Por quais caminhos eu ando?”.

Ao mesmo tempo, Francisco convidou a “escavar mais profundamente e perguntar-se também qual é a minha relação com Deus, com Jesus. A relação com os pais, os irmãos, a mulher e o marido, os filhos”.

Neste ponto, o Santo Padre se referiu ao Evangelho do dia no qual Jesus afirma que o homem que “quiser salvar a sua vida, vai perdê-la; e quem perder a sua vida por causa de mim, esse a salvará”.