O Papa Emérito Bento XVI participará na manhã do sábado no Consistório para a criação de 20 novos Cardeais, conforme confirmou hoje a Santa Sé.
 
Como já aconteceu em fevereiro de 2014, o Sumo Pontífice Emérito aceitou novamente o convite do Papa Francisco para acompanhar os novos cardeais que receberão o barrete cardinalício das mãos do Santo Padre.
 
Reforma da Cúria
 
A Santa Sé também informou que a reunião do Colégio Cardinalício continuou na tarde de ontem na Sala Nova do Sínodo com a presença de 165 cardeais. Nela se falou sobre a reforma da cúria que busca a sua simplificação e também que seja mais eficaz. 
 
Os cardeais escutaram novos detalhes dos trabalhos do Conselho instituído pelo Papa Francisco para ajudar-lhe nesta e noutras tarefas.
 
O porta-voz da Santa Sé, o Padre Federico Lombardi informou aos meios de comunicação que a relação entre a Cúria Romana e as Igrejas locais esteve entre os temas que foram discutidos.
 
Destacou-se a importância do serviço da Santa Sé para com as Igrejas que estão enfraquecidas em alguns países. Neste ponto, falou-se da “subsidiariedade” como resposta à descentralização da Cúria, ou seja, dotá-la de uma maior universalidade.
 
Com relação a isso, também conversou-se sobre a necessidade de expressar de maneira adequada o sentido de comunhão entre os membros da Cúria e dos dicastérios, para isso, houve a proposta de realizar mais reuniões e melhorar a comunicação.
 
Por outro lado, os cardeais falaram de quem será o encarregado das relações com as organizações internacionais. Tarefa que, segundo o Padre Lombardi, seria da Secretaria de Estado junto aos dicastérios competentes para os temas que se tenham que enfrentar.
 
Nesta sessão, tratou-se de novo sobre a responsabilidade dos leigos e das mulheres, sobretudo, de sua presença em cargos de responsabilidade na Cúria.
 

Mais em

O Padre Lombardi também indicou que na Constituição Apostólica Pastor Bonus há aspectos e elementos muito positivos e importantes que não se perderão na nova Constituição que regerá o funcionamento da Cúria Romana, mas serão levados em consideração.
 
Por sua vez, houve consenso entre os cardeais sobre a possibilidade de colocar em prática gradualmente diversas medidas de reforma para que se vá testando a sua eficácia.
 
Finanças do Vaticano e proteção de menores
 
Na manhã da sexta-feira, estiveram presentes 164 cardeais que conversaram na maior parte do tempo sobre os assuntos econômicos. Dentre os cardeais que expuseram as suas ideias estavam o Cardeal George Pell, Prefeito da Secretaria Econômica da Santa Sé, assim como o Vice Coordenador maltês Joseph Zahra e o Presidente do IOR ou Banco Vaticano, o francês Jean-Baptiste de Franssu.
 
Depois de informar sobre os trabalhos realizados até agora, falou-se sobre o trabalho que será feito nos próximos meses e da necessidade de continuar com a transparência.
 
Na tarde, o Arcebispo de Boston, Cardeal Sean O'Malley, membro do Conselho que assessora o Santo Padre e máximo responsável pela Comissão para a Proteção de Menores, explicou o trabalho que realiza este organismo de acordo com as diretrizes expostas pelo Papa Francisco.