Centenas de pessoas invadiram a praça principal do pequeno povo alemão do Marktl am Inn, onde faz 78 anos nasceu Joseph Ratzinger, hoje convertido no a Papa Bento XVI. Os familiares do novo Pontífice se somaram ao júbilo local.

O povo, de apenas dois mil e 800 habitantes na Alta Baviera, encheu-se de bandeiras brancas e amarelas do Vaticano, assim como de fotografias do nova Papa.

Segundo as pessoas próximas do Georg Ratzinger, o irmão sacerdote do Bento XVI, sua eleição o deixou atônito. “Afundou-se diante da tela do televisor e não pronuncia palavra”, assinalou sua caseira, Agnes Heindl, em declarações à agência alemã DPA.
Até antes de sua eleição, o Cardeal Ratzinger via seu irmão Georg –de 81 anos de idade- umas três ou quatro vezes durante o ano na sua Baviera natal.

Os dois irmãos assistiram ao mesmo seminário de Traunstein, estudaram teologia e foram ordenados sacerdotes em 29 de junho de 1951 em Freising.

Enquanto Joseph se dedicou a docência, Georg estudou música e se dedicou a dirigir o Coro de Meninos de Ratisbona, com o que em 1965 viaja pela primeira vez a Roma, onde o dirige diante de dois mil bispos do mundo inteiro reunidos no Concílio Vaticano. É ali onde volta a ver o seu irmão, que trabalhou como perito no Concílio.

No povo, todos coincidem em que o até hoje Cardeal Ratzinger tem as qualidades para dirigir à Igreja Católica. "Ele será um Papa ideal", afirmou Josef Winichner, de 76 anos e amigo do cardeal.

Uwe Gschwendtner, prefeito honorífico¸ anunciou que  “celebraremos uma grande festa na praça do povo em honra ao nosso Papa".