“O Evangelho muda o coração, muda a vida, transforma as inclinações ao mal em propósitos de bem”. Com estas palavras o Papa Francisco animou na manhã do domingo os fiéis à conversão, ocasião em que também rezou com os presentes o Ângelus na Praça de São Pedro.

“O Evangelho é palavra de vida: não oprime a pessoa, ao contrário, liberta os que estão escravos de tantos espíritos malvados deste mundo: a vaidade, o amor ao dinheiro, o orgulho, a sensualidade”.

 

Francisco assegurou que “o Evangelho é capaz de mudar as pessoas!”.

Por isso, “é tarefa dos cristãos difundir em todas partes a força redentora, convertendo-se em missionários e arautos da Palavra de Deus”.

O Santo Padre destacou, falando sobre a passagem do Evangelho deste domingo, que “a nova doutrina ensinada com autoridade por Jesus é aquela que a Igreja leva ao mundo, junto com os sinais eficazes de sua presença: o ensino com autoridade e a ação libertadora do Filho de Deus se convertem nas palavras de salvação e gestos de amor da Igreja missionária”.

Comentando o Evangelho do dia, tomado de São Marcos, narrando uma entrada de Jesus na sinagoga na qual se pôs a ensinar, o Papa Francisco explicou que “isto faz pensar no primado da Palavra de Deus, Palavra para ser escutada, acolhida e anunciada”.

A principal preocupação de Cristo, disse, “é a de comunicar a Palavra de Deus com a força do Espírito Santo. E as pessoas na sinagoga ficaram tocadas, porque Jesus 'ensinava como quem tem autoridade, e não como os escribas'”.

“O que significa 'com autoridade'?”, perguntou o Pontífice diante das milhares de pessoas que o escutavam na Praça de São Pedro. “Quer dizer que nas palavras humanas de Jesus se sentia toda a força da Palavra de Deus, sentia-se a própria autoridade de Deus, aquela que inspira as Sagradas Escrituras. E uma das características da Palavra de Deus, é que realiza aquilo que diz”.

“Às vezes nós dizemos palavras vazias, sem raízes, supérfluas, que não correspondem à verdade. A Palavra de Deus corresponde à verdade”, assegurou o Papa.

O Santo Padre assinalou que “Jesus, depois de ter pregado, demonstra em seguida sua autoridade libertando um homem, presente na sinagoga, que estava possuído pelo demônio”.

“Só a autoridade divina de Cristo poderia ter suscitado a reação de Satanás, oculto naquele homem” e Jesus ordena “severamente” que dele saia.

“Só com a força de sua palavra, Jesus liberta a pessoa do maligno”, destacou.

Por último, o Papa pediu recordar sempre que o Evangelho tem “a força de mudar a vida”.

“Leiam uma passagem do Evangelho cada dia. É a força que nos muda, que nos transforma: muda a vida, muda o coração”, concluiu.