Como caminho de preparação para a XIV Assembleia Geral do Sínodo dos Bispos em outubro de 2015, o Pontifício Conselho para a Família celebrou de 22 a 24 de janeiro em Roma o Congresso internacional de movimentos, grupos e associações de família e vida, chamado “A vocação e a missão da família na Igreja e no mundo contemporâneo”.

“Estamos refletindo com os responsáveis pelos movimentos familiares de todo o mundo, foram representados 80 movimentos e quase 300 responsáveis para refletir sobre as temáticas do Sínodo”, explicou ao Grupo ACI/EWTN Notícias o Presidente do Pontifício Conselho para a Família, Dom Vincenzo Paglia.

O objetivo do encontro foi que os casais e as famílias compartilhem as suas vivências e opiniões para preparar o documento final do Sínodo.

“Nós queremos através daqueles que vivem a família, dialogar com os bispos, o Papa, e com a realidade da Igreja, para que este Sínodo não seja decidido desde as altas esferas, mas possa acolher também as perspectivas, verdades, problemas e esperanças do povo de Deus, da Igreja em sua totalidade. É um processo participativo, no qual a Igreja está caminhando em um caminho sinodal”, disse Dom Paglia.

No congresso participaram entre outros o Cardeal Lorenzo Baldisseri, Secretário Geral do Sínodo dos Bispos; o Secretário do Pontifício Conselho para a Família, Dom Jean Laffitte; e Luis Jensen e Pilar Escudero, o casal chileno que participou do Sínodo Extraordinário dos bispos para a Família celebrado em outubro do ano passado no Vaticano.

Antes do Sínodo, as famílias de todo o mundo se reunirão na Filadélfia, de 22 a 27 de setembro deste ano para o Encontro Mundial das Famílias, no qual está prevista a presença do Papa Francisco.