O evento anual OneLife LA, cujo propósito é celebrar a dignidade de toda vida humana desde a sua concepção até a morte natural, congregou milhares de pessoas de todas as partes do sul da Califórnia (Estados Unidos) na cidade de Los Angeles.

Em seu discurso inaugural do evento, o Arcebispo de Los Angeles, Dom José Gómez, recordou que “aos olhos de Deus, ninguém é um estranho. Não existe vida alguma que não valha a pena ser vivida. Nenhuma vida que possamos abandonar ou desprezar. Essa é a bela verdade que hoje celebramos. Disso se trata OneLife LA”.

Depois da oração realizada por Dom Gómez, os participantes reunidos na histórica Placita Olvera começaram a caminhar pelo centro da cidade, passando pela Catedral de Nossa Senhora de Los Angeles, terminando o trajeto no Grand Park.

Cartazes do OneLife LA expressando a dignidade das mulheres grávidas, famílias, idosos e pessoas com capacidades diferentes, balançavam de um lado ao outro sobre a multidão que participou do evento de 17 de janeiro.

Assistentes de todas as localidades do sul da Califórnia estavam com camisetas e cartazes com o nome de suas paróquias, cidade ou organização.

Eduardo Verástegui, ator católico famoso e líder pró-vida, esteve presente no evento e relatou a sua experiência sobre como conseguiu convencer uma jovem mãe a desistir de terminar com a sua gravidez, quando ele estudava o seu personagem do filme “Bella”.

“Nunca teria imaginado, nem em um milhão de anos, que por ir até lá para fazer o meu trabalho como ator ia ser tomado pela graça de Deus para ser um instrumento para salvar uma vida”.

Alentado por isso, Verástegui decidiu fundar uma clínica pró-vida em Los Angeles.

No evento participou também Ryan Bomberger, filho adotivo e agora pai de um menino adotado, que enfatizou muito o valor e a beleza de cada vida humana durante a sua exposição.

“Vivemos em uma cultura que está enganada na ideia de que nós podemos definir o valor da vida humana. Tudo o que temos que fazer é olhar a história e ver o que acontece quando os homens, mulheres ou instituições governamentais decidem quem tem valor e quem não”. Nesses casos, disse, o resultado não foi bom, e recordou entre eles “o Holocausto, a escravidão, e o aborto nos Estados Unidos”.

Entre os assistentes estavam Sandra Proaño-Montañez e o seu marido Esteban, um membro da ordem dos Cavaleiros de Colombo, pais de cinco filhos e que durante anos tiveram vontade de participar de eventos pró-vida como a Marcha pela Vida em Washington D.C., um desejo quase impossível para uma família numerosa da costa oeste dos Estados Unidos.

Ambos se sentiram felizes ao saber que Los Angeles seria sede do seu próprio evento pró-vida e a família completa pôde participar.

“Nunca tivemos a oportunidade de mostrar publicamente o nosso apoio a algo tão significativo como isto. Assim estamos extremamente comprometidos e entusiasmados”.

Tanto Sandra como Esteban são professores em Los Angeles. Com frequência devem lutar contra o desprezo de seus colegas por terem uma posição a favor da vida.

Como ânimo diante destas dificuldades, Sandra recordou a mensagem cheia de esperança de Patricia Heaton, atriz norte-americana ganhadora de dois prêmios Emmy e uma das oradoras destacadas no evento pró-vida.

Em seu discurso, Heaton citou Winston Churchill: “Tens inimigos? Bem. Isso significa que defendeste algo, alguma vez em sua vida”.

Reproduzido com permissão de Angelus News, a versão online de The Tidings, o jornal da Arquidiocese de Los Angeles.

Traduzido por Nathália Carvalho