A comunidade católica de rito siro-malabar na Índia iniciou suas celebrações pela proclamação como Servo de Deus do Padre Joseph Vithayathil, Cofundador das Religiosas da Sagrada Família falecido há 40 anos em Kerala, sua cidade natal.

Segundo informou a agência Fides, depois do anúncio dado no Vaticano a comunidade católica de Kerala –estado da Índia meridional– preparou celebrações de oração, agradecimento e festa para comemorar o acontecimento. Dom James Pazhayattil, Bispo de Irinjalakuda e vice-postulador da Causa de Beatificação celebrou uma Missa solene.

No mês de setembro passado foi também instituída uma comissão histórica para a causa de canonização.

Nascido em 1865 no distrito de Erankulam em Kerala, o Pe Vithayathil foi ordenado sacerdote em março de 1894. Depois de ter servido em várias paróquias na diocese de Trichur, tornou-se o pai espiritual da Beata Ir Mariam Thresia, fundadora da Congregação da Sagrada Família em 1914, dirigindo-a em seu compromisso de apostolado e acompanhando-a em seu caminho de discernimento espiritual.

Ir Mariam Thresia foi beatificada em abril de 2000; e o Pe Vithayathil morreu em 8 de junho de 1964, sendo enterrado junto à tumba da Madre Thresia, em Kerala.

Dom Andrews Thazhath, Bispo Auxiliar de Trichur, destacou que “seu zelo cristão e seu compromisso por evangelizar e ajudar socialmente às famílias o convertem em um fúlgido exemplo por todos nós, mas também para os não cristãos. Ele realmente abraçou a causa dos pobres”.

O estado do Kerala é o berço da comunidade católica indiana de costume siro-malabar, nascida segundo a tradição, da pregação de Santo Tomás Apóstolo em 52.d.C. Em plena comunhão com Roma, a Igreja siro-malabar conta com 3,9 milhões de fiéis no mundo. Sua grande vitalidade aparece principalmente no campo vocacional: cerca de 70 por cento dos sacerdotes, tanto diocesanos como religiosos, e religiosas presentes na Índia –que tem 17 milhões de católicos em uma população de um bilhão de habitantes– provêm da Igreja siro-malabar.