O Bispo de Nitra, Cardeal Ján Chryzostom Korec, fez um chamado para que as 170 paróquias de sua diocese, “rezem para que o novo Papa que assumirá a condução da Igreja possa cumprir com sua missão”.

A mensagem foi irradiada em 15 de abril por seu chanceler Stefan Cerco em sua visita à sé da organização Ajuda à Igreja Necessitada (AIN). Cerco, que esteve acompanhado pelo vice reitor do seminário de Nitra, Padre Stefan Majak, agradeceu ao Senhor por servir à Igreja junto a um cardeal que viveu em carne própria a perseguição da Igreja em Eslováquia e que foi amigo pessoal do João Paulo II.

“Necessitamos excelentes cristãos que sejam jornalistas para que assumam o desafio de enfrentar-se à política anticlerical da mídia e do país. Temos que ajudar às pessoas a acreditar. Pedimos ajuda para ampliar a cobertura da rádio católica Lumen em nossa diocese e no resto do país”, afirmou Cerco.

Ambos os visitantes mencionaram também que o maior desafio da Igreja em Eslováquia é a vida de fé cotidiana. Dos cinco milhões e meio de habitantes, o 75% são católicos mas muitos deles ainda têm medo de mostrar-se como tais fora dos templos. Graças ao AIN, na diocese de Nitra existem mais de 100 igrejas, cerca de 400 sacerdotes e 48 seminaristas que iniciaram seus estudos logo do boom vocacional em 1996 gerado depois da visita do Santo Padre em 1995.

As 26 escolas católicas e a atividade dos 600 catequistas que realizam atividades como os acampamentos e as olimpíadas bíblicas são a maior esperança para que a juventude se eduque.