O Arcebispo emérito de Zaragoza, Dom Elías Yanes Álvarez, manifestou sua plena confiança em que o Espírito Santo dará à Igreja e ao mundo o Papa que necessitam.

Depois de afirmar que “não se deve pretender que quem for o sucessor (do Papa João Paulo II) faça o mesmo que ele”, o Bispo assegurou ter plena confiança “em que o Espírito Santo nos dará o Pastor que a Igreja e a humanidade necessitam”.

Entrevistado pelo jornal O Mediterrâneo sobre se sopravam ventos de mudança na Igreja, Dom Yanes assegurou que “as mudanças mais importantes se produziram com motivo do Concílio Vaticano II, cujos ensinos perdurarão durante séculos. Os Papas Paulo VI e João Paulo II o que fizeram foi aplicar esses ensinos, que impregnaram a vida da Igreja”.

Em relação aos setores que pedem “sinais de abertura na Igreja”, o Bispo afirmou que “certamente, exista uma corrente de pensamento que gostaria que a Igreja Católica deixasse de ser católica, ou como se os bispos não fôssemos. A Igreja tem que ser fiel aos elementos essenciais, tal como a constituiu Jesus Cristo”.

Entretanto, precisou, “há aspectos nos que se pode avançar, como dar uma maior participação aos leigos, varões e mulheres, na vida da Igreja, segundo a vocação de cada um”.

Depois de destacar o papel da Igreja em pôr fim ao problema do AIDS no mundo, na defesa dos embriões humanos e na defesa do verdadeiro matrimônio e da família, o Prelado de Zaragoza declarou que o grande desafio que enfrenta a Igreja na atualidade é o da renovação da fé dos cristãos, “de modo que Jesus Cristo ressuscitado seja o centro de sua vida e leve essa mensagem a toda a sociedade e a todos os povos”.

“Isto exige lembrarar a todos que a fé em Jesus Cristo implica o reconhecimento da dignidade da pessoa à luz do Evangelho", concluiu.