O Arcebispo de Colombo (Sri Lanka), Cardeal Malcolm Ranjith, anunciou o lema para a visita do Papa Francisco ao país, que acontecerá entre os dias 13 e 15 de janeiro deste ano.

Em declarações à Rádio Vaticano, o Cardeal Malcolm Ranjith revelou que o tema eleito é “Permaneçam no meu amor”, palavras de Jesus extraídas do Evangelho de São João.

O Arcebispo de Colombo assegurou que “Estamos muito felizes com a presença do Santo Padre em nossa terra. Consideramos isso uma honra e um grande encorajamento para a Igreja em Sri Lanka”.

“Os preparativos estão indo adiante sem obstáculos, no campo espiritual e organizacional. Esperamos o pontífice com alegria e o receberemos como um hóspede muito querido”, disse.

O Cardeal indicou que o tema para a visita apostólica do Papa é expressão de seu pontificado, e destacou que “no Sri Lanka vivemos em um tempo no qual a Igreja está chamada a testemunhar uma mensagem de paz, amor e reconciliação”.

Durante sua visita, o Papa Francisco canonizará o beato José Vaz, conhecido como “o apóstolo do Sri Lanka”, assim como “promotor da paz e da reconciliação”.

José Vaz foi beatificado por São João Paulo II em 21 de janeiro de 1995, durante sua visita ao Sri Lanka.

José Vaz nasceu na Índia, em 1651, e foi ordenado sacerdote na Congregação de São Felipe Neri. Em 1687 foi enviado como missionário ao Sri Lanka, onde budistas e calvinistas exerciam uma forte pressão contra a Igreja Católica.

No Sri Lanka, Vaz fundou mais de 15 Igrejas e 400 capelas, e traduziu o Evangelho aos dois idiomas do país, o tamil e o cingalês.

Faleceu em Kandy (Sri Lanka) em 16 de janeiro de 1711.