Neste dia em que os Cardeais eleitores se reúnem no Vaticano para o primeiro dia do conclave que irá eleger o póximo Papa, o Cardeal Jan Korec da diocese de Nitra, a mais antiga da Europa, localizada na Eslováquia pediu às 170 paróquias que conformam esta diocese para rezarem para que um "bom pastor" continue o caminho iniciado por João Paulo II.

Dom Korec, Cardeal e Bispo de Nitra, enviou uma mensagem à Ajuda à Igreja que Sofre expressando seu apelo para que todas as paróquias da sua diocese rezassem "para que um bom pastor continue os passos iniciados por João Paulo II".

Na mensagem, que foi transmitida durante uma visita de Dom Stefan Vallo, chanceler da Diocese de Nitra, e do Padre Stefan Majak, vice-reitor do Seminário de Nitra, ao secretariado internacional da Ajuda à Igreja que Sofre, o Cardeal fez votos de que seja eleito "um Papa que saiba ler as expectativas da Igreja e as saiba cumprir".

Segundo o informado pela Associação à Igreja que Sofre, ambos agradeceram ao testemunho do falecido Papa João Paulo II, que ele mesmo conheceu de perto a perseguição à Igreja na Eslováquia. Para os representantes da Igreja eslovaca, a "profissão de fé na vida quotidiana" é o maior desafio que os cerca de 4 milhões católicos nacionais têm de enfrentar, uma vez que temem ainda afirmar-se como católicos fora das igrejas.

Outro desafío, é o decréscimo nas vocações sacerdotais, depois do aumento de vocações que se seguiu à à visita de João Paulo II à Eslováquia em 1995. Dos 148 seminaristas que entraram nesse ano para o Seminário de Nitra o número decresceu para apenas 48 este ano.

Para reverter esta situação, foram desenvolvidas algumas iniciativas direcionadas aos jovens, bem como recordou Dom Stefan Vallo, a importância dos meios de comunicação social: "Precisamos de bons jornalistas cristãos para enfrentar a política anticlerical que é assumida pelos media no nosso país".