O Papa Francisco recebeu nesta sexta-feira uma delegação das cidades italianas de Verona e Catanzaro que doaram ao Vaticano o Presépio e a árvore de Natal que enfeitam a Praça São Pedro, dois símbolos natalinos que também tocam o coração “de todos, inclusive de quem não crê, porque falam de fraternidade, de intimidade e de amizade” e convidam “à unidade, à concórdia e à paz”.

“Os valores do cristianismo fecundaram a cultura, a literatura, a música e a arte de suas terras e ainda hoje constituem um patrimônio inapreciável que conservar e transmitir às gerações futuras”, afirmou o Papa.

Nesse sentido, adicionou que “o Presépio e a árvore de Natal, são símbolos natalinos sempre sugestivos e amados por nossas famílias cristãs: recordam o mistério da encarnação, o Filho unigênito de Deus que se fez homem para nos salvar e a luz que Jesus trouxe para o mundo com o seu nascimento”.

“Mas o presépio e a árvore tocam o coração de todos, inclusive de quem não crê, porque fala de fraternidade, de intimidade e de amizade, chamando os homens do nosso tempo a redescobrirem a beleza da simplicidade, da compartilha e da solidariedade”.

“São um convite à unidade –acrescentou–, à concórdia e à paz; um convite a abrir espaço, na nossa vida pessoal e social, a Deus que não vem com arrogância para impor a sua potência, mas nos oferece o seu amor onipotente através da frágil figura de um Menino. O Presépio e a Árvore trazem, portanto, uma mensagem de luz, de esperança e de amor''.

“O Messias se fez homem e veio entre nós para dissipar as trevas do erro e do pecado, trazendo para a humanidade a sua luz divina. O próprio Jesus dirá: ‘Eu sou a luz do mundo, quem me segue não andará nas trevas, mas terá a luz da vida’. Sigamos Jesus, a verdadeira luz, para não nos perder e para refletir ao nosso redor luz e calor a quem atravessa momentos de dificuldade e escuridão interior”, concluiu o Santo Padre.