Núncio Apostólico na Espanha, Dom. Manuel Monteiro de Castro, chamou a atenção sobre o despertar da juventude pelo espiritual, ressaltando a demonstração de fé exibida por milhões de jovens durante as últimas semanas de vida do Papa João Paulo II e após seu falecimento.

"Neste momento existe um despertar muito grande na juventude de todo o mundo por todo o espiritual", destacou o núncio durante a clausura do primeiro Congresso de Apostolado Secular da diocese de Segorbe-Castellón neste fim de semana.

Não houve "nenhuma manifestação tão universal como a que se expressou pelo Papa", assinalou Dom. Monteiro de Castro.

Segundo o Prelado, João Paulo II teve "grande influência no mundo" a pesar, disse, de ser "um homem que não teve dinheiro" e que vivia "em um Estado que tem meio quilômetro quadrado de superfície".

Relações Vaticano - China

Por outro lado, o Núncio na Espanha expressou sua confiança em que em um futuro não muito longínquo a Santa Sé possa estabelecer relações diplomáticas com a China, onde o número crescente de católicos "surpreenderia a muitos" e há "muitas conversões de intelectuais".

"Em um futuro, não tão longínquo como muita gente pensa", precisou aos jornalistas depois da missa de encerramento do congresso.