Guzmán Carriquiry é um importante leigo uruguaio que já serve há quatro décadas na Santa Sé. Depois da missa celebrada pelo Papa Francisco na tarde de hoje na Basílica de São Pedro, disse que “quando se confia alguma coisa nas mãos da Virgem de Guadalupe ela o realiza da melhor maneira possível”.

Guzmán Carriquiry, que acompanhado de alguns de seus filhos e netos teve a oportunidade de apresentar as oferendas nesta missa crioula celebrada pelo Papa integralmente em espanhol, comentou ao Grupo ACI que na Pontifícia Comissão para a América Latina (CAL) onde trabalha “confiamos tudo a ela”, à Virgem de Tepeyac.

“Como seus indiozinhos latino-americanos queremos colocá-la mais no coração da Igreja, na Santa Sé”, disse logo.

O Secretário e Encarregado da Vice-presidência da CAL disse também que este evento “tinha uma especial transcendência com a música dramaticamente religiosa, uma missa presidida pelo primeiro Papa latino-americano da história. É impressionante ter uma liturgia com os instrumentos de percussão andinos, com os cantos da missa crioula, em uma forma de inculturação litúrgica, sem que esta perca sua beleza e sua dignidade”.

Sobre a homilia do Papa, Carriquiry disse que “o Santo Padre recordou fortemente que a devoção guadalupana vai desde o Alaska até a Patagônia. Ela é padroeira de todo o Continente americano. Tocou na minha alma quando falou da Pátria grande. Podemos ser do Uruguai, Bolívia, etc., mas somos todos latino-americanos, todos irmãos”.

O renomado professor uruguaio disse logo que o Papa Francisco se referiu à América como “o Continente da Esperança” e que alentou a viver as bem-aventuranças, para ser capazes de “unir ao desenvolvimento tecnológico, a tradição e o progresso. Deu uma visão de síntese bastante iluminadora” para os fiéis latino-americanos.

Guzmán Carriquiry Lecour nasceu em Montevidéu (Uruguai) em 20 de abril de 1944, está casado com Lídice María Gómez Mango e tem quatro filhos e oito netos.

Fez seus estudos na Universidade da República, em Montevidéu, onde se graduou com o título de Doutor em Direito e Ciências Sociais. Além disso, foi Diretor do Centro nacional de Meios de comunicação Social da Igreja no Uruguai.

Há 40 anos trabalha a serviço da Santa Sé. Foi próximo colaborador de Paulo VI, João Paulo II, Bento XVI e agora do Papa Francisco.

Em maio de 2011 foi designado por Bento XVI como Secretário da Comissão Pontifícia para a América Latina, sendo o primeiro leigo em ocupar este nível de responsabilidade na Santa Sé. Agora se desempenhará como Secretário encarregado da vice-presidência da Pontifícia Comissão para a América Latina.