A Santa Sé informou hoje que o Papa Francisco decidiu celebrar um consistório para a criação de novos cardeais nos dias 14 e 15 de fevereiro do próximo ano.

Durante uma coletiva de imprensa na manhã de hoje se indicou que nos dias 12 e 13 de fevereiro se celebrará um consistório para informar a todos os cardeais sobre o andamento da reforma da Cúria. Nos dias seguintes serão celebradas as cerimônias para a criação de novos cardeais.

O Pontífice anunciará pessoalmente os nomes nas próximas semanas, mas provavelmente serão 12 novos cardeais.

O primeiro consistório do Papa Francisco ocorreu nos dias 21 e 22 de fevereiro de 2014. Nele, o Pontífice criou 19 novos cardeais, entre eles o arcebispo emérito de Pamplona (Espanha) Fernando Sebastián Aguilar, e os arcebispos de Buenos Aires, Managua, Rio de Janeiro e Santiago do Chile.

O número máximo de cardeais com direito a voto foi estabelecido por Paulo VI em 120, mas cada Pontífice pode decidir se ultrapassa este número ou não.

Os Cardeais com direito a voto são aqueles com menos de 80 anos, com exceção daqueles que, antes do dia da morte do Sumo Pontífice ou do dia no qual a Sé Apostólica fique vacante, tenham completado essa idade.

Portanto, se um Cardeal fizer 80 anos depois da Sé ficar vacante –antes inclusive de que comece o Conclave– tem direito a escolher o Papa.