O Papa Francisco enviou uma comovente mensagem em um vídeo aos cristãos perseguidos do Iraque. “Estou com vocês nestes momentos de prova”, disse o Pontífice e que mostrou toda sua proximidade aos cristãos deste país dizendo: “também eu queria estar aí, mas como não posso viajar, faço assim”.

O Papa também assegurou aos refugiados: “Asseguro-lhes que retornarão, que poderão retornar”.

O Santo Padre quis alentar os prófugos por ocasião da visita de cerca de cem fiéis da diocese francesa de Lyon encabeçada por seu arcebispo, o Cardeal Philippe Barbarin, na qual terão encontros com cristãos de Mosul refugiados na cidade de Erbil, no Curdistão iraquiano.

As palavras de Francisco recordaram o que ele mesmo havia expresso ao regressar da Turquia, onde assinalou que os cristãos “são expulsos do Oriente Médio, com sofrimento”.

“Obrigado, muito obrigado!”, expressou o Papa ao falar do corajoso testemunho destes cristãos.

O Papa assegurou que “parece que ali não querem cristãos”, mas “vocês dão testemunho de Cristo”. “Penso nas lágrimas, nos dores das mães e suas crianças, dos idosos e dos deslocados, nas feridas de quem é vítima de todo tipo de violência”.

Francisco quis mencionar de novo o fato de que “um grupo extremista fundamentalista” provocou que “cristãos e yazidis” fugissem e “sofressem violências desumanas”. Os perseguidos “foram tirados de suas casas à força, tiveram que abandonar tudo para salvar a própria vida sem renegar a fé”.

“A violência também golpeou edifícios sagrados, monumentos, símbolos religiosos e patrimônios culturais, como se quisessem apagar todo rastro, toda memória do outro”.

 

Para o Santo Padre, todos os líderes religiosos “têm a obrigação de denunciar todo tipo de violação da dignidade e dos direitos humanos!”.

O Santo Padre pôs como exemplo Santa Teresa do Menino Jesus, que via a Igreja como uma vara que “quando vem o vento, a tempestade, a cana se dobra mas não se rompe”.

“Vocês são neste momento esta vara, vocês choram com dor, mas têm a força de levar adiante sua fé, que para nós é testemunho”. “Vocês são as varas de Deus hoje”.

O Papa assegurou pedir ao Espírito Santo que “faça novas todas as coisas, que conceda a cada um de vocês força e resistência”.

Por último, o Pontífice pediu de novo “uma maior convergência internacional que resolva os conflitos que ensanguentam suas terras de origem” e “promovam as condições para que possam permanecer ou retornar”.