Nesta sexta-feira, dia 5 de dezembro, às 18h, acontecerá a "Cerimônia de Dedicação do Santuário do Pai das Misericórdias", em Cachoeira Paulista, localizado na região do Vale do Paraíba, interior do estado de SP. A celebração, que vai ser presidida pelo Bispo da Diocese de Lorena, Dom João Inácio Müller, será feita durante o "Hosana Brasil”, promovido pela Comunidade Canção Nova (CN).

Este ano, há a expectativa de um público recorde de 150 mil pessoas nos três dias. A missa de encerramento será realizada no domingo, dia 7, às 15h, em ação de graças pelos 50 anos de sacerdócio do fundador da CN, Monsenhor Jonas Abib.

O santuário, do latim sanctuarium, é o lugar sagrado para onde afluem peregrinos e romeiros, atraídos pela veneração do santo que é cultuado. É o lugar da presença de Deus, a ponto de ser denominado na Bíblia como santíssimo (Lv 16,16), tendo no seu interior uma parte reservada ao tabernáculo, como foi no templo de Jerusalém.

O Santuário Pai das Misericórdias tem o formato de uma mão, que faz alusão ao cuidado e ao auxílio de Deus para com seus filhos. A nova igreja, que pode ser vista da Rodovia Presidente Dutra, tem área construída de 7.546,65 m² e capacidade para acolher 5.189 mil pessoas. A pedra fundamental foi lançada em 2007, durante o evento “Hosana Brasil” e as obras tiveram início em julho de 2008.

Na capela do Santíssimo Sacramento estará disponível para a veneração dos fiéis um relicário com uma gota de sangue de São João Paulo II, que foi enviado pelo Vaticano à Comunidade Canção Nova.

Também no Santuário, haverá uma réplica em pó de mármore com resina da imagem de Nossa Senhora da Piedade. Pietá é uma das obras de arte mais famosas no Ocidente, feita pelo artista renascentista Michelangelo, cuja original está na Basílica de São Pedro, em Roma.

Um dos ornamentos do Santuário, com 27m de altura e 730m², é o mosaico do Pai das Misericórdias, que reproduz a Parábola do Filho Pródigo (Lc 15, 11-32). A arte sacra reveste a parede ao fundo do presbitério. O projeto de criação foi idealizado pela irmã Patrícia Silva, da Congregação das Pequenas Missionárias de Maria Imaculada, em São José dos Campos (SP), e retrata o acolhimento de Deus Pai, que ama a todos os filhos sem distinção e sem olhar para os erros cometidos.

Já a confecção do mosaico foi feita por mulheres que participam das “Comunidades de Aprendizagem” do Projeto Âncora, uma Associação Civil de Assistência Social de Cotia (SP) que atua na formação de crianças e adolescentes da região, além de estender à comunidade local oportunidades de aprendizado, como a “Escola de mosaico”.

Após a Cerimônia da dedicação, o Santuário do Pai das Misericórdias permanecerá aberto para visitação. Haverá missas diárias e confissões no local.