O Arcebispo de Corrientes, Dom. Domingo Castagna, lamentou a cobertura de certos meios de comunicação sobre o processo de eleição papal e recordou aos católicos que Deus escolherá o personagem idôneo.

"Deus escolhe, quase sempre, mostrando que nos ama no exercício admirável de sua liberdade. Não necessariamente o melhor – mais inteligente, prestigioso, hábil condutor das instituições – mas sim a quem quiser", precisou o Arcebispo.

Segundo Dom. Castagna, na cobertura jornalística "prolifera a ignorância. Comprovamo-lo com motivo da morte de João Paulo II e das especulações vertidas em inumeráveis espaços gráficos, radiais e televisivos". "Estremece a alma escutar o que se diz, como se diz e com a publicidade com que se diz", acrescentou em um discurso breve radial.

"Agora é o momento de imaginar candidatos para a sucessão. São examinados, perscrutados em suas histórias pessoais, ‘esquartejados’ e, segundo a visão política dos diversos comunicadores, são preferidos ou excluídos", denunciou.

Segundo o Arcebispo, "o próximo Papa será um Pastor, inegável transparência do que o chamou e consagrou para exercer o ministério de Pedro. É o que a fé ensina".