O Papa Francisco pediu ontem aos religiosos que “contagiem a alegria” e “sejam corajosos”, em uma mensagem enviada pelo início do Ano da Vida Consagrada que será celebrado até o dia 2 de fevereiro de 2016.

O Papa, que estava na Turquia, enviou uma mensagem na qual afirma que “com a força do Espírito Santo que vos acompanha, andai pelos caminhos do mundo e mostrai a potência inovadora do Evangelho” que “posto em prática pode também hoje responder a todas as interrogantes do homem”.

O texto foi lido na missa de início do Ano da Vida Consagrada que, a pedido do Papa, foi presidida pelo Prefeito da Congregação para os Institutos de Vida Consagrada e as Sociedades de Vida Apostólica, o cardeal brasileiro Dom João Braz de Aviz.

No texto, o Pontífice expressa a “grande alegria” que sente pelo começo do Ano da Vida Consagrada.

“Quis, sobretudo, propor a toda a Igreja a beleza e a preciosidade desta peculiar forma de seguimento Christi, representada por todos vós que decidistes deixar tudo para imitar Cristo”.

O Santo Padre assinala deste modo que “através de uma multiplicidade de iniciativas nos próximos meses em Roma como em todas as partes do mundo, seu luminoso testemunho de vida será como uma lâmpada colocada sobre o candelabro para dar luz e calor a todo o povo de Deus”.

Além disso, quis “renovar” o convite a todos os superiores gerais a “despertai o mundo” e “Iluminai-o com o vosso testemunho profético e contra-a-corrente”.

Para isso o Papa indicou que se deve “viver com alegria”, “mostrar a todos que seguir Cristo e colocar em prática o seu Evangelho enche o coração de felicidade”.