Sarah tem 14 anos, ela chegou à Turquia junto da sua família há um ano fugindo da guerra civil na Síria, e é uma dos cem menores do centro Dom Bosco do Estambul que receberão a visita do Papa Francisco este domingo, ocasião para a qual preparou uma pintura muito especial.

“Fiz esta pintura em nome de nossa escola, para dar de presente ao Papa Francisco. Esta é minha pintura: aqui aparece Jesus e aqui Dom Bosco. Aqui nós temos o brilho de Dom Bosco e aqui o sol de Jesus, porque necessitamos paz para nosso país”, explicou Sara ao grupo ACI/EWTN neste 27 de novembro em Istambul.

Sarah provém da cidade síria de Alepo e anteriormente vivia em um campo para refugiados. Sua infância não foi fácil, mas apesar disso não perde o sorriso e assegura estar entusiasmada com a visita do Santo Padre. “Eu gostaria de pedir que reze por nós e pela paz no mundo. Porque na Síria nós temos a guerra”, afirmou a menor.

O presente de Sarah representa os desejos de paz de milhares de crianças refugiadas e em especial o dos 800 alunos refugiados da Síria, Iraque e outros países, que estudam nas três escolas que os salesianos têm no Istambul. Cem destes meninos e adolescentes terão um encontro com o Papa Francisco no dia 30 de novembro.

“Foi um desejo explícito do Santo Padre, querer saudar as crianças”, assegurou o administrador do centro, Andrés Ruela, em declarações a Radio Vaticano. Os seis salesianos que vivem nesta comunidade “não fecham a porta a ninguém que chega pedindo ajuda”, afirmou.

O Papa Francisco viajou ao país para continuar o diálogo ecumênico com o Patriarca Bartolomeu, mas sua viagem também está relacionada com um chamado à paz no Oriente Médio inteiro.

A Turquia compartilha suas fronteiras com o Iraque e Síria, por isso será o ponto geográfico mais próximo que Francisco estará dos cristãos e outras minorias perseguidas pelo Estado Islâmico (ISIS).

Mais informação da viagem do Papa a Turquia no nosso especial: http://www.acidigital.com/turquia2014/