O Papa Francisco iniciou nesta sexta-feira a sua viagem à Turquia com uma visita de 35 minutos ao Mausoléu de Atatürk, dedicado ao fundador e primeiro presidente do país, Mustafa Kemal Atatürk, onde apresentou uma coroa de flores com as cores da bandeira turca e escreveu uma mensagem no livro de honra.

Francisco chegou ao impressionante monumento minutos depois de sua chegada ao aeroporto de Ancara. No mausoléu, o Papa foi recebido com saudações e depois foi ao túmulo de Atatürk, onde dois militares colocaram uma coroa de flores com as cores vermelha e branca da bandeira turca. Na faixa do centro estava escrito Pope Francis (Papa Francisco).

Depois, o Santo Padre ingressou na sala “Towar of National Pact”, onde lhe apresentaram o Livro de Honra, no qual escreveu uma mensagem com a sua assinatura.

“Faço os mais sinceros votos para que a Turquia, ponte natural entre dois Continentes, seja não somente o local onde estradas se cruzam, mas também lugar de encontro, de diálogo e de convivência serena entre os homens e mulheres de boa vontade de todas as culturas, etnias e religiões”, foram as palavras escritas pelo Papa, informou a Santa Sé.

Durante a visita, um tradutor explicou ao Pontífice o significado e a importância do monumento.

O Mausoléu de Atatürk é um monumento impressionante cuja construção começou em 9 de outubro de 1944 e terminou em 1º de setembro de 1953. Foi desenhado pelos arquitetos Emin Onat e Orhan Arda.

Mustafa Kemal Atatürk foi um oficial do império turco que, depois da derrota na Primeira Guerra Mundial, liderou o Movimento Nacional Turco para assim conseguir a independência da Turquia. Foi o primeiro presidente do país e faleceu em 1938.