O Papa chegou à cidade de Ancara por volta das 9h de Brasília após embarcar na manhã desta sexta-feira, para a sexta viagem internacional de seu pontificado.

O Papa Francisco é o quarto Pontífice a visitar a Turquia seguindo os passos de Paulo VI, João Paulo II e Bento XVI, que esteve neste país em 2006

Assim como costuma fazer, já no avião e depois de sobrevoar o território italiano, o Papa Francisco enviou telegramas de saudações aos chefes de estado da Albânia e Grécia, países pelos quais o avião papal passou.

Nas mensagens, o Pontífice destacou que os motivos de sua viagem apostólica à Turquia são “favorecer o encontro e o diálogo entre diversas culturas, para reforçar o caminho da unidade dos cristãos e para compartilhar momentos de oração com irmãos e irmãs na fé” e recordou sua recente viagem de um dia à Albânia.

Quando chegou a Ancara, o Santo Padre recebeu o acolhimento oficial por parte das autoridades do país, entre os quais estavam o presidente Erdogan, o primeiro-ministro Davutoglu e o presidente do Diyanet, o Departamento do governo para os assuntos religiosos.

Depois, o Santo Padre irá ao Mausoléu de Atatürk, lugar significativo da cidade por ser onde descansa Mustafa Kemal Atatürk, o líder da Guerra de Independência Turca e o fundador e primeiro presidente da República da Turquia.

Depois desta visita, o Pontífice irá ao Palácio Presidencial, onde acontecerá a cerimônia de boas-vindas e terá uma reunião de cortesia com o Presidente do País,

Depois, o Pontífice terá um encontro com as autoridades, onde pronunciará um breve discurso e terá uma audiência com o Primeiro-ministro da Turquia.

Para finalizar o dia, Francisco visitará o presidente dos assuntos religiosos do governo, Diyanet.

Mais informações sobre a viagem do Papa Francisco à Turquia em:  http://www.acidigital.com/turquia2014/