A Polícia do Vietnã contratou um bando de criminosos para atacar com martelos e facas um centro cristão em Ben Cat, na província de Binh Duong, ao norte da capital Ho Chi Min, prendendo depois nove pessoas, entre elas dois pastores e o filho de um deles.

Conforme informou o Morning Star, o centro pertence à igreja menonita (protestante). O fato ocorreu à meia-noite de 12 de novembro e os cristãos foram presos porque não tinham documento, porém, um membro desta igreja disse ao jornal que estavam indocumentados por que os próprios criminosos tinham roubado os seus documentos.

Embora tenham sido libertados rapidamente, a polícia comunista os denunciou formalmente por falta de documentos de identidade.

Este centro é constantemente atacado pelo regime vietnamita. Com frequência a luz e a água do local são cortadas e desde o dia 25 de outubro as ruas próximas foram fechadas e os que tentam chegar são agredidos.

“Os ataques acontecem dia e noite”, denunciou o pastor Nguyen Hong Quang. Disse que “o governo nos envia homens mascarados, matadores e policiais para nos perseguir e nos prender dia e noite”.

Embora a Constituição vietnamita garanta a liberdade religiosa, as leis do Partido Comunista preveem punições para os que realizem atos que considere que perturbam a harmonia, as tradições e a cultura do país. Isso permite os ataques, prisões e até a destruição de edifícios religiosos.

Quanto à Igreja Católica, por último, o governo tenta imitar a China através de uma igreja paralela que seja fiel ao partido e não à Sé de Pedro.