No final da catequese desta quarta-feira, 26, o Papa Francisco recordou que viajará à Turquia no fim de semana de 28 até domingo, 30, ocasião em que a Igreja celebra a festa de Santo André, e pediu que o fiéis rezem pela visita apostólica.

“Convido todos a rezarem para que esta visita de Pedro ao irmão André produza frutos de paz, sincero diálogo entre as religiões e concórdia na nação turca”, animou o Papa no final da Audiência geral de hoje, 26 de Novembro.

O Papa Francisco será o quarto Pontífice a visitar a Turquia e a motivação desta sua sexta viagem apostólica é, sobretudo, ecumênica. O Patriarcado Ecumênico de Constantinopla, atual Istambul, na Turquia, também denominado “Igreja de Constantinopla”, nasceu da pregação do apóstolo Santo André e por isso é considerado uma sede apostólica. O Patriarcado Ecumênico é um dos cinco antigos Patriarcados da Igreja Católica. No primeiro milênio a Igreja era constituída pelos Patriarcados de Roma, Constantinopla, Alexandria, Antioquia e Jerusalém.

Tradicionalmente, no dia 29 de junho, por ocasião da Festa dos Apóstolos Pedro e Paulo, o Patriarcado Ecumênico de Constantinopla envia uma delegação ao Vaticano. A Santa Sé retribui o gesto na festa litúrgica de Santo André (30 de novembro), irmão de São Pedro e Padroeiro do Patriarcado Ecumênico de Constantinopla.

Segundo informou a Rádio Vaticano, além do encontro com o Patriarca Bartolomeu I, em Istambul, o Papa Francisco se reunirá com as autoridades civis em Ankara, visitará o mausoléu de Ataturk (fundador e primeiro Presidente da República Turca), a Mesquita Azul e a Catedral latina do Espírito Santo. Também está previsto um encontro com o Grão-Rabino da Turquia. Com o Patriarca Bartolomeu, Francisco assinará um “Declaração Conjunta”.