Terrence “Terry” Patrick Bean, conhecido líder do grupo LGTB (lésbicas, gay, transexuais, bissexuais) e um dos principais financiadores de Barack Obama, foi preso na manhã de 19 de novembro, acusado de ter estuprado um menor de 15 anos.

Bean, de 66 anos, fundou, entre outros importantes grupos de pressão para promover a agenda gay, a Human Rights Campaign e o Gay and Lesbian Victory Fund. Ele financiou, além do presidente Barack Obama, a outros políticos do Partido Democrata dos Estados Unidos como o ex-presidente Bill Clinton, Hillary Clinton e Al Gore.

As autoridades do Escritório de Polícia de Portland (Estados Unidos) assinalaram que os detetives da Unidade de Crimes Sexuais, prenderam Bean “em sua casa, que fica a sudoeste de Portland, depois do Grande Jurado do Condado de Lane tê-lo acusado de atos relacionados a um incidente com um homem jovem”.

Bean, indicou a polícia, será processado por “sodomia em terceiro grau (duas acusações) e estupro em terceiro grau”.

“Os detetives da Unidade de Crimes Sexuais do Escritório de Polícia de Portland são os principais investigadores no caso”, junto com os fiscais distritais dos condados de Clackamas e Lane.

Em 20 de novembro, a polícia prendeu Kiah Loy Lawson, de 25 anos, ex-companheiro de Bean, que se entregou às autoridades.

Lawson também foi acusado de sodomia em terceiro grau e de estupro em terceiro grau.

De acordo com as leis do estado de Oregon, “uma pessoa comete o crime de sodomia em terceiro grau se tiver relações sexuais desviadas com outra pessoa menor de 16 anos de idade, ou caso essa pessoa se envolva em relações sexuais desviadas”.

Estupro em terceiro grau, assinalam as leis do estado, implica que “a vítima não dá consentimento ao contato sexual” ou que “a vítima é incapaz de consentir por razão de ter menos de 18 anos de idade”.

De acordo com o site Oregon Live, a conta do Flickr do líder gay o mostra “falando com Obama em muitos eventos, posando com a primeira dama Michelle Obama e outras numerosas figuras políticas, incluindo o ex-presidente Bill Clinton”.

Entretanto, agora, a conta no Flickr de Terrence Bean aparece sem fotos.

Em uma coluna publicada no jornal norte-americano USA Today, o analista Brett Decker, criticou o silêncio da mídia em torno ao caso de Bean e assinalou que “se um dos financiadores do presidente George W. Bush tivesse sido acusado de estuprar um menino, não tenha dúvida de que a imprensa, alimentando a loucura, teria sido incontrolável: o que seria legítimo dado a severidade da acusação”

“O silêncio que rodeia o caso de Terrence Bean mostra em detalhe obsceno o duplo padrão partidário da imprensa nacional”, assinalou.

Decker destacou que Bean “não é simplesmente qualquer velho acusado de ter sexo com um menor de 15 anos, ele é um doador de muito dinheiro para o Partido Democrata e um ativista político liberal com conexões dentro da Casa Branca de Obama”.

“Bean conseguiu mais de meio milhão de dólares para a campanha de reeleição de Obama em 2012”, recordou.

Bean conseguiu sair da prisão depois de pagar 10 por cento de sua fiança de 50 mil dólares, no mesmo dia 19 de novembro.

De acordo com as autoridades, as investigações continuarão, embora não possam dar mais detalhes atualmente.