O Cardeal Marc Ouellet, Arcebispo do Québec (Canadá), disse este domingo em Roma que o Conclave não é um ato político, mas sim um ato de fé.
O Cardeal Ouellet presidiu a Missa este domingo do Bom Pastor na Igreja da Santa María in Traspontina, localizada-se na Via da Conciliação, muito perto do Vaticano.
Comentando o Evangelho do Bom Pastor, o Cardeal canadense recordou que “o Conclave dá a esta festa um caráter particular diante da ausência do Papa. Por isso, quero convidá-los à oração pela eleição que farão os cardeais”.
O Conclave, explicou o Cardeal, “não é um ato político, apoiado em cálculos humanos,  mas sim um ato de fé, que procura eleger ao bom Pastor sucessor do Pedro”; e por isso “envolve a toda a comunidade e não só aos cardeais”.
O Cardeal descreveu o período de João Paulo II como “o Pontificado que marcou a história contemporânea como nenhum outro do século 20”; e recordou que o Papa defunto “escolheu faz seis meses a minha cidade, Québec, como sé para o próximo Congresso Eucarístico Internacional no 2008,  coincidindo com o 400 aniversário de sua fundação”.
“Os dias inesquecíveis que vivemos agora nos fazem apreciar a grandeza de ser membros da Igreja católica”, disse o Cardeal; quem concluiu pedindo a Deus para que “possamos estar bem preparados para acolher ao novo Papa e emprestar nossa solicitude a seu ministério pastoral e a seu magistério”.