Neste 17 de novembro começaram sob a colunata de Bernini na Praça de São Pedro, os trabalhos de remodelação dos serviços públicos do Vaticano, para permitir às pessoas sem lar possam tomar banho diariamente. A obra foi realizada com o consentimento do Papa Francisco.

Com ajuda de um guindaste, meia dúzia de operários começaram a fixar duas seções de banheiros químicos para damas e cavalheiros, que substituirão provisoriamente os atuais durante o período de duração das obras, que poderiam prolongar-se por dois meses.

“Vão desmantelar tudo isto e depois instalarão as duchas”, explicou ao grupo ACI uma das trabalhadoras que regulam a entrada e saída de turistas nos banheiros, situados sob as janelas do Palácio Apostólico do Vaticano, de onde o Papa Francisco reza o Angelus cada domingo junto a milhares de peregrinos na Praça de São Pedro.

No dia 13 novembro, o Elemosineiro de Sua Santidade, Mons. Konrad Krajewski, responsável por administrar a ajuda caritativa do Santo Padre, anunciou a decisão do Papa Francisco de instalar duchas para que os desabrigados de Roma possa assear-se. Seguindo o exemplo do Vaticano, várias paróquias de Roma estão construindo duchas para atender outras pessoas indigentes que vivem nas ruas da capital.

O Prelado polonês apresentou ao Pontífice este projeto depois de comprovar que o aspecto físico e o aroma corporal dos mendigos, muitas vezes era um fator condicionante para sua inclusão social. O elemosineiro pontifício tinha convidado um indigente para jantar pelos seus 50 anos, e ficou comovido ao escutar a negação do sem teto: “Mas eu cheiro mal”. Mesmo assim o Prelado o convenceu para que o acompanhasse a um restaurante chinês e decidiu propor a ideia dos banheiros.

Mons. Krajewski foi nomeado Elemosineiro Pontifício pelo Papa Francisco em agosto de 2013, trabalho que desenvolve durante boa parte da noite, percorrendo as ruas de Roma para atender as pessoas sem lar. Anteriormente, Mons. Krajewski era Ceremoniario Pontifício e Oficial do Escritório das Celebrações Litúrgicas do Supremo Pontífice.