A pequena comunidade católica da Turquia -formada por 53.000 pessoas em uma população de 76 milhões- espera com o “coração cheio de alegria” a visita que o Papa Francisco realizará entre os dias 28 e 30 de novembro, na qual também promoverá a união dos cristãos e o diálogo com o Islã, informou o Vicariato Apostólico de Istambul.

Em um comunicado, o Vicariato apostólico da Igreja católica latina de Istambul (Turquia), agradeceu a visita do Papa que se realiza por ocasião da festa de Santo André, padroeiro da Igreja Ortodoxa, em 30 de novembro; e que segue o caminho para conseguir a unidade dos cristãos iniciado pelo Beato Paulo VI e pelo Patriarca Ecumênico Atenágoras em Jerusalém em 1964.

“A visita do Papa Francisco se insere no contexto desta venerável tradição, porque em palavras do Patriarca Bartolomeu I, ‘queremos trabalhar intensamente e juntos pela santa causa da plena comunhão em Jesus Cristo’. Isso explica por que o Papa Francisco participará de uma oração ecumênica na tarde do sábado, 29 de novembro, e da Divina Liturgia do domingo, 30 de novembro, em Fanar”, destacou o comunicado.

Do mesmo modo, o Vicariato destacou que o Santo Padre além dos discursos protocolares, realizará o “gesto de boa vontade” de visitar o “presidente de Assuntos Religiosos que evidencia a presença da Igreja católica na sociedade deste país e a abertura à convivência pacífica das religiões na promoção do diálogo entre o islamismo e o cristianismo”.

O comunicado também recorda que Francisco se encontrará “com o pequeno rebanho da Igreja da Turquia” na missa que presidirá na Catedral Santo Espírito de Istambul no sábado, 29 de novembro. “Teremos uma concelebração inter-ritual das diferentes tradições da Igreja católica à qual assistirão os representantes das Igrejas do Oriente e das Igrejas protestantes”, recordou.

“É significativo que os padroeiros de nossa Igreja local sejam São João Crisóstomo, Patriarca de Constantinopla (século IV) e São João XXIII, Delegado e administrador apostólico de Istambul (século XX), abraçando toda a história da presença cristã nesta cidade”, acrescentou.

Do mesmo modo, destacaram que “como conclusão da celebração eucarística, o Patriarca ecumênico Bartolomeu I, junto com o Bispo de Roma, Papa Francisco, darão a bênção à assembleia e a todos aqueles que se unirão espiritualmente a nós na Igreja e no mundo”.

Por isso, afirmou o Vicariato, os católicos turcos esperam “com coração alegre e agradecido” o Papa Francisco “para que com a sua presença e a sua mensagem nos confirme na fé e fortaleça a nossa esperança em Jesus Cristo, Senhor da história e Salvador do mundo”.