O Departamento de Estado dos Estados Unidos confirmou recentemente a libertação do missionário cristão Kenneth Bae e de Matthew Todd Miller, ambos cidadãos norte-americanos, detidos pelas autoridades da Coréia do Norte durante dois anos e sete meses, respectivamente.

Em um comunicado difundido em 8 de novembro, o Departamento de Estado informou sobre a libertação dos cidadãos norte-americanos Kenneth Bae e Matthew Todd Miller da República Popular Democrática da Coréia (Coréia do Norte), onde ficaram presos durante dois anos e sete meses, respectivamente”.

Kenneth Bae, missionário batista, foi declarado culpado de "atos hostis" contra Coréia do Norte em 2012 e foi condenado a 15 anos nos campos de trabalho do país.

Bae foi preso quando dirigia um grupo de turistas que tinha o interesse de investir dinheiro no país com o fim melhorar a vida dos norte-coreanos e não por realizar proselitismo.

Por sua parte, Matthew Todd Miller, de 24 anos, foi preso em uma viagem de turismo particular que estava fazendo à Coréia do Norte. Também foi condenado a trabalhos forçados.

O Departamento de Estado assinalou que “a segurança e o bem-estar dos cidadãos norte-americanos no exterior é a mais alta prioridade do Departamento de Estado, e Estados Unidos pediu faz tempo que as autoridades da República Popular Democrática da Coréia libertem estas pessoas por razões humanitárias”.

“Unimo-nos a suas famílias e a seus amigos para dar-lhes as boas-vindas de volta a casa”.

Ao concluir seu comunicado, o organismo norte-americano reiterou a “nossa sólida recomendação contra toda viagem de cidadãos norte-americanos à República Popular Democrática da Coréia”.

Terri Chung, irmã de Kenneth Bae, assinalou em um comunicado em 8 de novembro que “o dia que tínhamos esperado finalmente chegou!”.

“As palavras não podem expressar adequadamente o nosso alívio e gratidão por Kenneth estar finalmente vindo para casa! Estivemos esperando e rezando por este dia durante dois anos”.

Terri assinalou que “esta terrível experiência foi insuportável para a família, mas estamos cheios de alegria agora mesmo”.

“Estou contente de imaginar abraçar logo o meu irmão. Já não terá que passar outro dia em um campo de trabalho. Agora ele pode se recuperar do tempo na prisão” e reunir-se com a sua esposa e filhos, disse.

Agradeceu também ao governo dos Estados Unidos por suas gestões, e expressou a sua gratidão pelas pessoas em todo mundo que “continuaram advogando e rezando por Kenneth”.

“Nós cremos que Deus está com as pessoas que sofrem dificuldades, e que Ele nunca as abandona. É com grande alegria e com agradecimento a Deus que vemos Kenneth libertado”.

Em uma roda de imprensa improvisada ao aterrissar em 8 de novembro na Base Conjunta Lewis-McChord, no estado de Washington, Bae agradeceu ao governo dos Estados Unidos por “não esquecer-se de mim, e ao mesmo tempo não esquecer as pessoas da Coréia do Norte”.

Kenneth Bae assinalou que “foram dois anos assombrosos. Aprendi muito, cresci muito, perdi muito peso, em um bom sentido. Mas me mantenho firme devido a vocês”.