O diretor da Sala de Imprensa da Santa Sé, Joaquín Navarro-Valls, informou o horário e outros detalhes do Conclave, o primeiro do 3º Milênio, que  começará essa segunda-feira quando 115 cardeais de 52 países,  escolherão ao 264º sucessor do Pedro, quer dizer, ao 265º Papa da história da Igreja católica.

 

Os cardeais se transladarão de suas residências pessoais até a Domus Sanctae Marthae no domingo 17 de abril pela tarde, onde jantarão juntos.

 

Na segunda-feira às 10h –hora de Roma- na Basílica vaticana, se celebrará a Santa Missa  “Para a eleição do Romano Pontífice”.

 

Essa mesma segunda-feira às 16:30, começará a procissão dos cardeais eleitores da Sala das Bênçãos até a Capela Sistina, o último rito público que se transmitirá pela televisão.

 

Ao interior da Capela juramentarão todos os cardeais eleitores  logo que o Cardeal Decano –neste caso o Cardeal Joseph Ratzinger- leia a fórmula de juramento, e posteriormente, cada cardeal pronuncie seu nome e pondo a mão sobre o Evangelho, diga: “Prometo, obrigo-me e juro”.

 

Depois do juramento, o Mestre das Celebrações Litúrgicas Pontifícias, Mons. Pietro Marini, proclamará o  solene “extra omnes”(“fora todos!”)  e quem não participa do conclave abandonará a Capela Sistina.

 

Só permanecerão o Mestre das Celebrações Litúrgicas e o Cardeal Tomas Spidlik –que excede os 80 anos de idade-  quem terá sob sua responsabilidade pronunciar uma meditação sobre a realidade da Igreja hoje. Terminada a meditação, também eles abandonarão a Capela Sistina.

 

Embora tenha-se previsto uma primeira votação para a segunda-feira, os cardeais decidirão se a mantêm no horário, ou se começarão as eleições na terça-feira.

 

Horário do Conclave

 

7.30: Celebração ou concelebração da Santa Missa nas diversas capelas da Casa Santa Marta.

 

Mais em

9.00: Laudes da Liturgia das Horas  e primeira votação.

 

12.15:  Retorno à Casa Santa Marta.

 

16.00: Início das duas votações vespertinas.

 

19.00: Vésperas da Liturgia das Horas.

 

19.20: Retorno à Casa Santa Marta.

 

O  quorum válido para a eleição do Papa é inicialmente de dois terços.

 

Depois de três dias de votação sem eleição, haverá  uma jornada sem votações dedicada à reflexão e a oração.

 

Passado esse dia se reiniciarão as votações ao longo de sete escrutínios eventuais aos que seguirão outra jornada de reflexão, outros sete escrutínios, outra pausa e outros sete escrutínios.

 

Depois do qual se decidiria , por maioria absoluta, como prosseguir, seja ou por sufrágio com maioria absoluta ou com a balotagem entre dois candidatos.

 

As “fumatas”

 

Depois das duas votações matinais e das duas votações vespertinas, as papeletas e os eventuais apontamentos dos cardeais  se queimarão na estufa preparada dentro da Capela Sistina.

 

Portanto, como horário puramente indicativo, as fumatas poderiam ter lugar por volta das 12h e por volta das 19h;  sempre que a eleição do Papa não tenha lugar durante o primeiro escrutínio da manhã ou da tarde, caso em que a fumata se anteciparia.