Milhares de valencianos, desde crianças de três anos até idosos, imigrantes e políticos de diferentes ideologias expressaram sua gratidão e reconhecimento ao Papa João Paulo II nos livros de condolências que o Arcebispado de Valência fechou nesta sexta-feira à noite.

Segundo o semanário Paraula, a admiração dos valencianos pelo Santo Padre ficou refletida nas frases: "Que grande Papa!", "Não se desceu da cruz!", "ensinou-nos a viver e muito importante, também a morrer", "vele por nós e pela Espanha".

Além disso concordaram em que João Paulo II "foi um dos melhores Papas porque ele nos ensinou o que é o amor e o respeito a todos os níveis da vida".

Entre as dedicatórias escritas por crianças, figuram várias como "Papa bom" e outras com desejos como "espero que não te aborreças no céu" ou "embora seja muito pequeno sempre te levarei em meu coração".

Os imigrantes provenientes de diversas partes do mundo também manifestaram seu carinho ao Pontífice falecido com expressões como "em situação irregular, estamos unidos à dor da Igreja pela perda de um grande homem".

Também, pessoas de todas as ideologias políticas expressaram sua admiração pelo Papa, como é o caso de um homem que se identifica como comunista e escreve: "assim como condenou o comunismo condenou o capitalismo selvagem que explora e escraviza o ser humano. Até seu último suspiro fora um lutador incansável. Sentirei sua falta. Um comunista".

Do mesmo modo, os livros recolhem amostras de fé de alguns assinantes admirados pelo exemplo de vida do Papa."Quero tomar a cruz que tu deixaste", "tenho que reconhecer que graças a seu Apostolado, sua firmeza e sua fé mudei totalmente meu conceito da vida", lê-se em algum dos livros.