O Arcebispo de Mãe de Deus de Moscou, Dom. Tadeusz Kondrusiewicz, afirmou que João Paulo II "foi o Moisés de nossa era, que conduziu a Igreja ao terceiro milênio", porque em seu Pontificado a Igreja "percorreu um longo caminho de renovação e desenvolvimento" seguindo "a doutrina do Concílio Vaticano II".

Em uma mensagem diante da proximidade do Conclave, o Prelado assinalou que a Igreja se abriu "mais ao mundo, a outras religiões e confissões", porque o Papa fez do Concílio e dos ensinamentos pós-conciliares seu guia, renovando as formas de levar o Evangelho sem renunciar ao fundo, à essência mesma da fé.

Segundo a agência Fides, Dom. Kondrusiewicz expressou que João Paulo II foi "um Pontífice aberto aos homens e ao mundo, que recordou e defendeu sem descanso a dignidade da pessoa humana, seus direitos e liberdade".

Indicou que sua exortação inicial de "Não tenham medo! Abram as portas a Cristo!", realizou-se principalmente com o desmoronamento "dos regimes totalitários na Europa Oriental", graças ao qual estas nações foram adquirindo os direitos fundamentais como o "direito à liberdade de professar a fé".

O Prelado destacou o amor que o Papa teve pela nação russa. "No nome de João Paulo II está ligada a restauração das estruturas da Igreja Católica na Rússia", afirmou.

Posteriormente, o Arcebispo de Moscou chamou a apreciar "o alcance e valor dos gestos de boa vontade" que o Santo Padre teve para a Rússia, a Igreja Ortodoxa e para "a grande cultura russa".

Finalmente, exortou aos fiéis a "rezar a Deus" para que no Conclave "o Espírito Santo mostre quem estará ao leme da barca de Pedro" e conduza à Igreja "pelas ondas tumultuosas de princípios do século XXI".