A plataforma internacional CitizenGO lançou uma campanha para pedir aos diretores da Apple e Facebook, Tim Cook e Mark Zuckerberg, respectivamente, que deem marcha ré na sua proposta de incluir entre seus “benefícios” trabalhistas o congelamento de óvulos para suas trabalhadoras. A campanha visa que as mulheres deixem para mais tarde a maternidade, ou seja, para depois da idade onde podem exigir-se mais para cumprir metas, concebendo posteriormente com os óvulos congelados e recolocados no útero.

Em sua coleta de assinaturas, a plataforma recordou que “Facebook e Apple anunciaram recentemente sua intenção de oferecer às suas funcionárias a possibilidade de congelar seus óvulos para poder pospor a maternidade. As companhias cobrem os custos de recolhimento, armazenamento e recolocação” destes, pagando ao redor de 20 mil dólares.

“Embora os departamentos de Recursos humanos o vendesse’ como uma maneira de apoiar a mulher, a realidade é que a mensagem que se envia é que as mães não são bem-vindas. Fato que é uma pressão trabalhista e uma invasão da vida privada inaceitável”.

CitizenGO advertiu que a mensagem que enviam ambas as companhias com sua nova política “não só é negativa para suas funcionárias, mas também para as mães trabalhadoras em geral que buscam o equilíbrio para conciliar sua vida profissional com sua vida pessoal”.

“Se realmente estas companhias quisessem apoiar as mulheres não as forçariam a escolher entre a empresa e a maternidade”, diz ainda o texto da petição.

Além disso, recordaram, “os procedimentos de estimulação ovárica são altamente invasivos para a mulher e só recomendados cientificamente para casais com dificuldades para conceber. Os estudos apontam graves riscos de trombose, paradas cardíacas, hemorragia ou inclusive infertilidade”.

A campanha incentiva os diretores da Apple e do Facebook a repensarem “suas políticas sociais que não só afetam suas funcionárias mas enviam um sinal muito penoso ao resto do corpo empresarial e trabalhista”.

Para participar desta campanha, clique em: http://www.citizengo.org/es/12637-mulher-não-te-merece-uma-fabrica-ovos