Mais de 30 grupos e associações, cristãs e não-cristãs, organizaram e compartilharam o recente apelo ao governo central da Índia e aos governos estatais, para que adotem “medidas urgentes para acabar com a campanha organizada e fomentada por ódio e violência contra as minorias religiosas, que tem um impacto negativo na harmonia social em muitas cidades e aldeias, em diversas áreas do país”.

Segundo a informação da agência vaticana Fides, o texto foi bem recebido e circulou também junto aos Jesuítas indianos da rede jesuíta para a ação social.

Os religiosos, que não são os únicos promotores, uniram-se à extensa rede de organizações que compartilharam o conteúdo.

O texto do apelo manifesta “o apoio visível dos líderes políticos a grupos radicais e extremistas hindus” e “os mais de 600 casos de violência contra as minorias entre maio e setembro de 2014”, enquanto os culpados ficam impunes.

Os ativistas, grupos e associações engajadas na defesa dos direitos humanos reiteraram o pedido para a tutela dos direitos das minorias, principalmente o direito de viver como cidadãos da Índia, com igual dignidade, convidando as instituições a acabar com a campanha organizada e com o ódio e a violência contra as minorias.