Na manhã de hoje o Papa Francisco recebeu em audiência no Vaticano os responsáveis, jogadores e técnicos do FC Bayern de Munique, que ontem venceu por 7 a 1 o AS Roma italiano em uma partida da primeira fase da Liga dos Campeões da Europa. Um placar idêntico ao da goleada da Alemanha contra o Brasil na última Copa do Mundo na qual também jogaram vários dos jogadores que hoje se encontraram com o Santo Padre.

O clube bávaro chegou ao Vaticano liderado pelo presidente Karl Hopfner e o diretor Karl-Heinz Rummenigge, acompanhados pelo resto da equipe, entre eles, vários espanhóis como o técnico Josep Guardiola, o goleiro Pepe Reina, e o meio de campo Xavi Alonso.

Segundo o site oficial do Bayern, o Papa expressou em italiano a sua admiração pelo resultado da partida de ontem, adicionando a modo de confissão a sua surpresa pelo resultado. “Que lindo jogo” disse o Pontífice.

“O futebol é bom e saudável para o espírito coletivo, e dá um bom exemplo para as crianças”, acrescentou.

Durante a troca de presentes, Guardiola junto com os dois capitães Philipp Lahm e Manuel Neuer, jogadores titulares também da seleção alemã que conquistou a última Copa do Mundo no Brasil, entregaram ao Santo Padre uma bola e uma camiseta original da equipe com o nome do Papa Francisco em alemão, “Franziskus”, ambos assinados por todos os jogadores.

O clube de futebol apresentou também uma doação de 1 milhão de euros para fins caritativos que serão entregues no próximo ano.

“A nossa equipe jogará um amistoso no ano próximo e de todo o dinheiro arrecadado o Santo Padre receberá um milhão de euros para fins caritativos. O Papa Francisco poderá decidir onde será empregado esse dinheiro para ajudar as pessoas em necessidade, independentemente de sua crença e em qualquer parte do mundo”, disse Rummenigge ao Pontífice.

Por sua parte, o Santo Padre entregou à equipe uma corrente com um pequeno crucifixo e compartilhou com eles uma anedota: sua experiência como espectador na final da Copa do Mundo de 1986 no México, onde pessoalmente viu o atual diretor do Bayern, Rummenigge, jogando futebol.

Naquela oportunidade, Argentina venceu por 3 a 2 da Alemanha, uma final que se repetiu na última Copa do Mundo jogada no Brasil, onde venceram os alemães com gol de Mario Goetze.