Na quinta-feira, 23 de outubro, às 19h a organização pela liberdade religiosa MasLibres.org convoca uma vigília de oração por Asia Bibi –a mãe católica acusada de blasfêmia que foi condenada à morte– em frente à embaixada do Paquistão na Espanha.

A oração começará às 19h e terminará às 20h. Os organizadores assinalam que se trata de um ato religioso e silencioso, afastado da política e dedicado unicamente à oração.

A oração terá duas partes: na primeira serão rezadas orações comuns (Salmos, preces, Pai Nosso). Repartiremos folhas impressas com estas orações para que as pessoas possam acompanha-las. Na segunda, cada confissão religiosa poderá orar com as orações que lhe são próprias.

MasLibres.org distribuirá cartazes antes do ato. Serão retirados todos os tipos de cartazes que não correspondam com o caráter religioso da concentração.

A embaixada do Paquistão se encontra na rua Pedro de Valdivia, 16.

O Padre Emmanuel Yousaf, diretor da comissão Justiça e Paz do Episcopado paquistanês, fez este chamado: "Temos que continuar orando e mantendo a esperança para Asia Bibi. Ainda não foi dita a última palavra”. E ontem, domingo, dia do Domund, em todas as paróquias do Paquistão rezaram por Asia Bibi.

Em junho de 2009, Asia Bibi trabalhava como operária em Sheikhupura, perto de Lahore, Paquistão. Em uma ocasião lhe pediram que fosse buscar água potável para as suas companheiras. Algumas das trabalhadoras –todas muçulmanas– se negaram a beber a água por considerá-la "impura" por que foi provida por uma cristã.

No dia seguinte, Asia foi atacada por uma turfa e levada a uma delegacia de polícia “para a sua segurança”, onde foi acusada de blasfêmia contra Maomé. Desde a sua prisão denunciou ser perseguida por causa de sua fé e negou ter proferido insulto algum contra o Islã.

Depois disso, pelo menos duas pessoas foram assassinadas por defender a inocência de Asia Bibi no Paquistão, primeiro o governador de Punjab, Salman Taseer, às mãos de seu próprio guarda de segurança e Shahbaz Bhatti. Bhatti foi homenageado com um dos prêmios Hazteoir.org em 2012, a título póstumo.