Mais de 700 jovens venezuelanos participarão no Terceiro Congresso Nacional Juvenil Missionário que será realizado de 24 a 27 de junho na paróquia Nossa Senhora do Rosário de Chiquinquirá do Santo Cristo da Vega.

Segundo informaram os organizadores à agência Fides, o evento foi organizado pelas Obras Missionárias Pontifícias através do serviço de Animação Missionária Juvenil JOVENMISION, da Obra Pontifícia da Propagação da Fé.

Luis Alberto Piñango Domínguez, Secretário Nacional de JOVENMISION, explicou que a organização “trabalha para aumentar o dinamismo missionário da juventude e prepará-la para a missão dentro e fora das próprias fronteiras nacionais”.

O objetivo fundamental do Congresso –ressaltou Piñango– “é celebrar, refletir e anunciar o dom da fé e o desafio da missão Ad Gentes, partindo da realidade juvenil do Terceiro Milênio”.

“O encontro quer também oferecer um espaço de reflexão sobre a fé em Jesus, Missionário do Pai; dar resposta ao desafio da missão Ad Gentes partindo da própria realidade juvenil; promover o serviço de animação missionária juvenil como elemento constitutivo da pastoral juvenil; oferecer espaços, nos quais possa constatar que a vida do jovem é missão; valorizar e reforçar o caminho do serviço de animação missionária juvenil JOVENMISION”, acrescentou Piñango.

Os participantes vêm de diversas realidades juvenis como movimentos, associações, institutos religiosos, aos quais se unem os representantes da pastoral juvenil de 37 Circunscrições eclesiásticas venezuelanas.

Os temas que serão tratados estão centrados nos dois núcleos: Jovem tua vida é missão e Família Missionária. O Programa do Congresso prevê várias atividades como conferências, trabalhos em grupo por zonas pastorais, momentos de animação, testemunhos, intercâmbios, atividades recreativas e momentos de oração e reflexão.

O Congresso começará com uma Solene Concelebração Eucarística presidida pelo Núncio Apostólico na Venezuela, Dom André Dupuy; e para o encerramento está previsto o discurso do Diretor Nacional das OMP, Pe José Rafael Romero Linares, que é também delegado para as Missões da Conferência Episcopal Venezuelana.