O Escritório de Imprensa do Opus Dei em Roma assinalou que as afirmações do ex-bispo de Ciudad del Este (Paraguai), Dom Rogelio Livieres, sobre o Sínodo da Família que se realiza no Vaticano até o dia 19 de outubro, “são de sua inteira e exclusiva responsabilidade”.

Em 11 de outubro o Opus Dei divulgou um breve comunicado no qual se destaca que “este Escritório esclarece que as palavras –muito desacertadas– do Bispo Rogelio Livieres publicadas em seu blog, sobre o Sínodo da família, são de sua inteira e exclusiva responsabilidade”.

“A atitude na Prelatura do Opus Dei é e sempre será de união total com o Santo Padre, na comunhão de toda a Igreja”, conclui.

Dom Rogelio Livieres foi retirado de seu cargo de Bispo de Ciudad del Este no dia 25 de setembro deste ano, depois da visita apostólica (investigação) que se realizou em sua diocese no mês de julho. O Prelado criticou a decisão, mas assinalou em uma carta aberta que “não é preciso temer nenhuma rebeldia. Os fiéis foram formados na disciplina da Igreja e sabem obedecer às autoridades legítimas”.

O bispo paraguaio publicou, em 9 de outubro, um artigo no seu blog pessoal chamado “Esperança frente ao perigo de cisma” no qual ofereceu algumas reflexões pessoais sobre o Sínodo dos Bispos sobre a Família.

Dom Livieres escrevia que “a Igreja, fundada sobre a rocha de Pedro, espera do Sínodo a promoção da família cristã. Mas o que a Bíblia chama ‘o mundo’ tem uma expectativa muito distinta: os meios de imprensa vociferam cada dia para que a Igreja ‘fique ao dia’. Um eufemismo para exigir que abençoe e não condene os desvios morais cada dia mais frequentes”.

O Prelado recordava também que “nem a doutrina da fé nem a prática pastoral –consequência dessa doutrina– são o resultado de consensos de padres, embora sejam cardeais ou bispos”.

Para o Bispo, “abençoar e aceitar ‘o que todo mundo quer’ não é nem misericórdia nem amor pastoral. Mas é preguiça e comodidade, porque estaríamos renunciando a evangelizar e educar”.

Na opinião do ex-bispo de Ciudad del Este, o fato de que haja alguns na Igreja que confundam os fiéis é mostra de que “a situação é muito grave e não sou eu o primeiro em advertir que desgraçadamente estamos frente ao perigo de um grande cisma”.

Dom Livieres exorta a rezar “pelo Papa, pelos Cardeais e pelos Bispos, para que todos estejamos dispostos inclusive a derramar o sangue na defesa e promoção da família contra as tormentas do erro e da idolatria da liberdade sexual do homem frente a Deus”.

“Não nos deixemos enganar nem nos afastar da fé e da prática moral que Jesus Cristo nos ensinou. Sabemos que o mundo odiou o nosso Senhor. O servidor não pode ser mais que seu amo. O mundo nos perseguirá, inclusive invocando falsamente o nome de Deus. E os eclesiásticos que falem como o mundo quer, serão aplaudidos e amados, ‘porque são dos seus’, não de Deus”, conclui.