Ontem e hoje os meios de comunicação seculares inundaram a imprensa com titulares falando de um documento do Sínodo sobre a Família, contendo o apoio dos bispos e do Papa às uniões de pessoas do mesmo sexo, algo que hoje foi desmentido pelo Vaticano.

As notas dos meios se referiam a um documento chamado “Relatio post disceptationem” (Relação após discussão) que foi apresentada na segunda-feira pelo Relator Geral do Sínodo da Família, Cardeal Peter Erdo. Este texto simplesmente recolhe os temas e comentários que realizados na semana passada durante os diálogos no Sínodo que se realiza até 19 de outubro no Vaticano.

O documento oficial do Sínodo não será publicado até depois do Sínodo de 2015. Habitualmente e logo depois de um evento como este, o Santo Padre escreve uma exortação apostólica pós-sinodal com suas conclusões a partir das reflexões dos bispos.

Em declarações a ACI Digital em Roma, o Bispo de Abomey (Benin), Dom Egène Cyrille Houndekon, assinalou que o documento apresentado ontem não gerou mudança alguma na doutrina e se refere à abertura da Igreja a todas as pessoas não aos homossexuais em particular.

“A Igreja abre suas portas a todas as pessoas – com suas debilidades e defeitos – e busca de ajudá-las, aos que têm virtudes mais fortes para aprofundá-las, e aos que têm debilidades para tentar superá-las”, disse o Prelado.

O Bispo se referia à parte da “Relatio” em que se destaca que as pessoas homossexuais têm dons e qualidades para oferecer à comunidade cristã”, e que “frequentemente desejam encontrar uma Igreja que seja casa acolhedora para eles”. Nesse sentido, levanta a pergunta: “estamos em grau de receber estas pessoas, garantindo-lhes um espaço de fraternidade em nossas comunidades?”. “Nossas comunidades estão em grau de sê-lo (acolhedoras), aceitando e avaliando sua orientação sexual, sem comprometer a doutrina católica sobre a família e o matrimônio?”

Outros prelados expressaram sua preocupação pela falta de claridade do documento. Em declarações ao grupo ACI, o Cardeal Raymond Burke disse que a “Relatio” usa uma linguagem “confusa” e “errônea”, e expressou sua esperança de que o documento final do Sínodo tenha uma linguagem bastante mais clara.

“Há uma confusão a respeito das pessoas que vivem em uniões de fato ou dos que sentem atração por pessoas do mesmo sexo com quem convivem; e uma inadequada explicação das relações da Igreja com essas pessoas”, disse.

O Cardeal assinalou logo que espera “que este documento seja feito completamente à parte e que haja um esforço para apresentar o verdadeiro ensinamento da Igreja e a prática pastoral, as duas coisas que sempre vão juntas em um novo documento”.

Por sua parte, o Presidente da Conferência Episcopal da Polônia, Dom Stanislaw Gadecki, disse que espera que o Sínodo final dialogue sobre o apoio às famílias e não só os casos de exceções. “Devemos falar sobre as exceções práticas, mas falar também sobre como apresentar a verdade”, asseverou o bispo em declarações à Rádio Vaticano.

A “Relatio”, assinala o próprio documento, “Não se trata de decisões tomadas, nem de perspectivas fáceis. Entretanto, o caminho colegial dos bispos e a implicação de todo o povo de Deus sob a ação do Espírito Santo, poderão nos guiar para encontrar vias de verdade e de misericórdia para todos. É a esperança que desde o começo de nossos trabalhos o Papa Francisco nos dirigiu convidando-nos à valentia da fé e à acolhida humilde e honesta da verdade na caridade”.