A Santa Sé informou que na segunda-feira, 20 de outubro, o Papa Francisco presidirá a celebração do consistório ordinário público para a canonização de dois novos santos e informar aos cardeais sobre a situação atual dos cristãos no Oriente Médio e o compromisso da Igreja pela paz.

Os beatos que serão canonizados são o Pe. Joseph Vaz, sacerdote do oratório de São Felipe Neri, fundador do oratório da Milagrosa Santa Cruz em Goa (Índia) e apóstolo de Ceilão (Sri Lanka) e Canara (Índia); e Irmã Maria Cristina da Imaculada Conceição, fundadora da Congregação das Irmãs Vítimas Expiadoras de Jesus Sacramentado.

Oriente Médio

A situação dos cristãos no Oriente Médio continua causando preocupação no Santo Padre e nos bispos. Por isso, no dia 10 de outubro, foi enviada a mensagem dos padres sinodais na qual expressam a sua proximidade aos cristãos perseguidos e às outras minorias agredidas pelo Estado Islâmico, e na qual também exortam a comunidade internacional a restabelecer a convivência pacífica nesta região do mundo.

Nesse mesmo dia, durante a Congregação Geral, os prelados também denunciaram “as dificuldades vividas pelas famílias do Oriente Médio, em particular do Iraque”, com seus membros separados ou mortos às mãos do Estado Islâmico.

Por causa do conflito, indicaram os prelados, as famílias se veem obrigadas a emigrar “em busca de um lugar seguro para viver, privada de futuro para os jovens, enquanto os idosos se veem abandonados a si mesmos”.