Os cristãos do estado indiano de Madhya Pradesh enviaram uma carta ao Governo recordando que “não somos terroristas e não estamos envolvidos em atividades criminosas e anti-sociais”.

Segundo a informação da agência Fides, a carta foi enviada depois de que a polícia local não deixou se realizar um encontro cristão na cidade de Jobat, no distrito de Alirajpur.

O encontro foi organizado em 1º de outubro pela “Moksha Foundation”, cuja sede é em Jhabua, em parceria com o fórum “All India United Christian Front”. As duas entidades tiveram sua licença negada depois do episódio do casamento de um jovem cristão com uma hindu, o que provocou algumas tensões inter-religiosas na área.

A polícia pediu ao Presidente da Moksha Foundation informações pessoais e sobre a associação detalhadas, inclusive informações sobre fontes de financiamento e os membros.

“Normalmente, a polícia recorre a estas medidas sob pressão de organizações nacionalistas radicais hindus”, explica uma nota enviada à Fides pelo Pe. P. J. Johny, porta-voz da Conferência Episcopal de Madhya Pradesh.

Segundo a polícia, se trata de controles rotineiros. “Questionamos o porquê destes controles e o motivo pelo qual a licença tenha sido negada”, acrescenta. Os cristãos devem organizar um novo encontro em uma próxima data.