A Sala de Imprensa da Santa Sé publicou hoje a mensagem do defunto Pontífice João Paulo II para a próxima Jornada Missionária Mundial do 2005. Anunciou-se que a mensagem foi assinada pelo Santo Padre nos dia 22 de fevereiro de 2005, festa da Cátedra de São Pedro.

Na mensagem para a JMM, cujo tema é "Missão: Pão partido para o mundo", o Santo Padre expressa o vínculo entre esta e a eucaristia no ano dedicado a este sacramento, pois a Jornada "nos ajuda a compreender melhor o sentido ‘eucarístico’ de nossa existência, revivendo o clima do Cenáculo, quando Jesus, na véspera de sua paixão, ofereceu-se a si mesmo ao mundo".

Para este evento, que segundo a Santa Sé será celebrado no domingo 23 de outubro, João Paulo II convida "a contemplar Jesus ‘pão partido’ para toda a humanidade. Seguindo seu exemplo, também nós devemos dar a vida pelos irmãos, especialmente os mais necessitados. De tal maneira a Eucaristia, enquanto faz compreender plenamente o sentido da missão, anima a cada fiel, e especialmente aos missionários, a ser ‘pão partido para a vida do mundo’".

Na mensagem publicada em inglês, francês, italiano, espanhol, português e chinês, o defunto Pontífice afirma que "a Eucaristia não só é expressão de comunhão na vida da Igreja; é também projeto de solidariedade para toda a humanidade" e "é ‘pão do céu’ que, dando a vida eterna, abre o coração dos homens a uma grande esperança".

João Paulo II afirma no texto que os missionários são animados pela consciência de que unidos a Cristo "é possível satisfazer os desejos mais íntimos do coração humano. Somente Jesus pode apagar a fome de amor e a sede de justiça dos homens; só Ele faz possível a cada pessoa a participação na vida eterna".

"O amor apaixonado por Cristo conduz ao anúncio valente de Cristo; anúncio que, com o martírio, converte-se em oferenda suprema de amor a Deus e aos irmãos. A Eucaristia apressa a uma generosa ação evangelizadora e a um compromisso ativo na edificação de uma sociedade mais eqüitativa e fraterna", recorda João Paulo II.

Em um parágrafo carregado de força e expressividade, o Santo Padre chama a atenção dos jovens: "Quantos missionários mártires neste nosso tempo! Que seu exemplo arraste muitos jovens no caminho da heróica fidelidade a Cristo! A Igreja tem necessidade de homens e de mulheres que estejam dispostos a consagrar-se totalmente a grande causa do Evangelho."

Finalmente, João Paulo II pede à Virgem Mãe "para que nossas comunidades eclesiásticas sejam autenticamente ‘católicas’; quer dizer, comunidades onde a ‘espiritualidade missionária’, que é ‘comunhão íntima com Cristo’, situe-se em íntima relação com a ‘espiritualidade eucarística’, que tem como modelo Maria, 'Mulher eucarística'".