Nesta quinta-feira, dia 9 de outubro, terá início em todo o país o Tríduo da Festa de Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil, celebrada no feriado do Dia das Crianças, 12 de outubro. Este ano, as comemorações serão ainda mais especiais e vão unir dois santuários no Brasil e em Portugal.

Em 2017, Fátima comemorará 100 anos das aparições de Nossa Senhora aos três pastorinhos, e Aparecida comemora 300 anos do encontro da Imagem nas águas do Rio Paraíba. Entre as ações do “Centenário de bênçãos” está a recitação de um terço via satélite nesta sexta-feira, dia 10 de outubro, a partir das 17h30.

Na oração serão meditados os Mistérios Dolorosos do Rosário, que inspiram o tema central da Novena e Festa “Com a Mãe Aparecida, ser solidário na dor”. O terço será transmitido pela Rede Aparecida, TV Canção Nova, Rede Católica de Rádio e portal A12.com.

As atividades em preparação à grande festa começaram em maio deste ano, quando o Santuário de Aparecida iniciou o envio da Imagem Peregrina para uma extensa programação de visitas às dioceses de todo o Brasil. No mesmo mês, aconteceu em Aparecida a entronização da Imagem de Nossa Senhora de Fátima, enviada de Portugal.

Em 2015, em maio, está prevista que a Imagem de Nossa Senhora Aparecida seja entronizada no Santuário de Fátima, em Portugal.